Capitalismo de Laços no Brasil: O que pode mudar com a Lava Jato?

Saiba como foi o evento realizado no dia 30/08 nesta matéria do Insper Conhecimento.

Confira como foi:

São muitas as formas pelas quais o Estado pode influenciar a economia e o dia a dia das empresas. De concessões de crédito a vantagens tributárias, muito empresários possuem relações com o governo, buscando aliados e parcerias neste jogo de favores.

As recentes investigações políticas, como a Operação Lava Jato, vem escancarando este capitalismo de laços e trazem à tona alguns questionamentos relevantes: Quais são as consequências e quem paga a conta desse relacionamento? Qual o efeito da concessão de crédito a empresas e setores ineficientes? Como as recentes investigações e punições da Lava Jato podem mudar esse cenário?

Para discutir estas e outras facetas, o Centro de Estudos em Negócios promoveu este debate com participação de:

Sérgio Lazzarini (clique para acessar a shortbio)
Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular do Insper, atuou como diretor de pós-graduação stricto sensu de 2013 a 2015. É autor dos livros Capitalismo de Laços (2011 – Editora Campus Elsevier), e Reinventing State Capitalism: Leviathanin Business, Brazil and Beyond, em co-autoria com Aldo Musacchio (2014 – Harvard University Press)
Flavio Gurgel Rocha (clique para acessar a shortbio)
Presidente das Lojas Riachuelo, Flavio Rocha cursou Administração de Empresas na FGV. Foi fundador e ex-presidente do IDV – Insitituto para Desenvolvimento do Varejo. Eleito o melhor CEO do Varejo pela Forbes, e Empreendedor do ano em 2013, no quesito varejo, pela revista Dinheiro. Hoje participa do conselho de diversos órgãos ligados a fomento do varejo e desenvolvimento industrial do país.
Dalton Gardimam (clique para acessar a shortbio)
Economista-chefe e Head de Pesquisa de Renda Fixa da Bradesco Corretora. Anteriormente, foi economista-chefe para a America Latina do Banco Credit Agricole e Crédit Lyonnais. Gardimam também foi economista-chefe do Deutche Bank de 1996 a 1999 e trabalhou como economista sênior do Unibanco 1994 a 1996. Ele é economista pela Universidade de São Paulo e mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas e Fundação Armando Alvares Penteado.
Salim Mattar (clique para acessar a shortbio)
Presidente executivo do Conselho da Administração da Localiza Rent a Car S.A. Salim fundou a empresa em 1973, aos 24 anos e ocupou o cargo de Diretor Presidente até maio de 2013. Formado em administração de empresas pela FUMEC, Salim Mattar atua como diretor da Locapar Participações e Administração Ltda; sócio administrador do Haras Sahara Ltda; sócio administrador da SM Participações e Administração Ltda; Acionista e Conselheiro da OMNI Táxi Áereo; Acionista e Conselheiro da Pottencial Seguradora S.A.

Data: Terça-feira, 30 de agosto de 2016
Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia – SP

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Certificates

Voltado ao jovem profissional, os Certificates expõem seus alunos a situações reais do dia a dia das grandes corporações, preparando-os para enfrentar desafios e tomar decisões com segurança.