A produtividade do setor agrícola e o futuro do agronegócio

O livro The Economics and Organization of Brazilian Agriculture, do professor Fabio Chaddad, aborda a evolução do setor agrícola brasileiro: como o país deixou de ser importador de alimentos, na década de 70, para se tornar um dos maiores produtores e exportadores de commodities do mundo.

Leia a cobertura do evento no Insper Conhecimento. Clique aqui.

Essa transformação deveu-se, principalmente, a ganhos de produtividade da ordem de 3% a.a. nos últimos 40 anos. A experiência da agricultura traz importantes lições para outros setores da economia brasileira que precisam aumentar sua produtividade.

Assista à gravação do evento:

A questão que se coloca, agora, é se o agronegócio continuará nessa trajetória exuberante. Quais são as principais oportunidades e ameaças para ganhos de produtividade no futuro? Qual é o papel dos agentes públicos e privados?

Estes foram os temas abordados neste evento do Centro de Estudos em Negócios. Confira a programação e os participantes.

19h Recepção
19h30 Abertura: Claudio Haddad e Marcos Lisboa (Insper)
19h45 The Economics and Organization of Brazilian Agriculture

Apresentação de Fabio Chaddad

Professor Joint Appointment do Insper e professor associado na University of Missouri. Ph.D. em Economia Aplicada, com especialização em Agronegócios, pela University of Missouri. Suas atividades de pesquisa enfocam a organização e a estratégia de empresas do agronegócio e como as decisões destas empresas impactam seu desempenho.

Com ampla experiência internacional, já atuou em projetos com organizações do agronegócio na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Nova Zelândia, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

20h Análises e debate

André Pessoa

Sócio-diretor da Agroconsult. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e diretor da ABAG. Membro do Conselho de Administração da BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias), da AMATA S.A. e da Agrifirma Brasil Agropecuária.

Decio Zylbersztajn

Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, mestre em Economia – North Carolina State University, mestre em Economia Agrária pela USP e Ph.D. em Economia – North Carolina State University. Atua na área de Economia das Organizações com ênfase no estudo das relações agroindustriais, agribusiness, agricultura. Trabalha com os temas da Nova Economia, Institucional, de modo particular Direitos de Propriedade e Custos de Transação.

Rodrigo Lima

Diretor geral da Agroicone. Autor do livro “Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos”, doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Advogado com expertise em comércio internacional, barreiras não-tarifárias e desenvolvimento sustentável. Acompanha as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e questões regulatórias relacionadas ao setor agrícola.

Moderação: Sérgio Lazzarini

Professor titular do Insper. Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. As duas experiências resultaram em livros: Capitalismo de Laços e Reinventando o Capitalismo de Estado. O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países, este em co-autoria com Aldo Musacchio.

21h Encerramento

Data: 21 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Local: Auditório Steffi e Max Perlman, Insper

Realização:
logo-cpe

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Direito do Agronegócio

Novo curso de curta duração do Insper Direito – Direito do Agronegócio. Conheça!

Doutorado em Economia dos Negócios

O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!