Short bios equipe Centro de Estudos em Negócios

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Nesta página, você encontra short bios de alguns dos integrantes do Centro de Estudos em Negócios que não são professores do Insper com dedicação exclusiva e, portanto, não têm página pessoal com suas bios.

 

Membros do conselho consultivo


José Fernando Perez

Diretor Presidente da Recepta Biopharma S.A. Foi diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), de 1993 a 2005. Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Medalha e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico. Possui Ph.D pela Escola Politécnica de Zürich (1973), é engenheiro eletrônico pela Escola Politécnica (1967) e bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1967). Professor Titular do Instituto de Física da USP até 2004.

Maurizio Mauro

Membro do Conselho Deliberativo do Insper, é professor na disciplina de Liderança e foi presidente da Comissão Externa de Avaliação (CEA) por 10 anos. Também foi presidente executivo da Abril S.A. e de suas subsidiárias nos segmentos de publicação de revistas – Editora Abril, publicação de livros/texto escolares – Editoras Ática e Scipione, serviços de televisão por assinatura – TVA e canais segmentados de televisão aberta – MTV (de 2001 a 2006), responsável pelo projeto, bem-sucedido, de recuperação financeira e operacional do grupo. Como sócio sênior da Booz Allen e Hamilton, onde esteve por 14 anos, foi seu presidente no Brasil e atendeu o setor de serviços principalmente em projetos estratégicos de revitalização. Serviu até 2015 como membro do conselho de administração da Tecnisa S.A., Dufry A.G., Banco Pine S.A., Esporte Interativo/Topsports, Mixer Produções Cinematográficas Ltda., e T4F. Participa do Insead Brazil National Council.

 

Membros do Núcleo de Instituições e Ambiente de Negócios


Vanessa Boarati

Coordenadora Executiva e Pesquisadora do Centro de Estudos em Negócios do Insper. Possui mestrado e graduação em Economia pela Universidade de São Paulo. Atuou por 10 anos como economista do Sampaio Ferraz Advogados, com atuação nas áreas de regulação e de defesa da concorrência.


André Camargo

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo; LLM em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA; Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP; professor e coordenador dos programas de LLM do Insper; professor da faculdade de Administração, dos Programas Corporativos e dos Programas de MBA do Insper. Professor visitante na Universidade de St. Gallen, Suíça (2008). Atua como advogado em São Paulo nas áreas de direito societário, empresarial, contratual, mercado de capitais e governança corporativa.


Elize Massard da Fonseca

Doutora em Política Social pela University of Edinburgh, Reino Unido (2011) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro (2008). É pesquisadora visitante no Insper desde 2016 e coordenadora de auxílio Jovem Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Possui 16 anos de experiência em pesquisas sobre políticas públicas e saúde, como regulação de medicamentos, políticas de acesso a medicamentos em países em desenvolvimento, e federalismo e sistemas de saúde. Seus estudos e colaborações foram publicados em revistas de elevado fator de impacto como Social Science and Medicine; PLoS Medicine; Health Affairs; Journal of Health Politics, Policy and Law; European Union Politics. Sua agenda de pesquisa busca construir conceitos e evidências para compreender os novos modelos de regulação para o desenvolvimento de medicamentos. Além disso, valoriza a colaboração entre pesquisadores, gestores e agencias internacionais para o aperfeiçoamento de políticas sociais; e, nesse sentido, tem colaborado como consultora técnica de várias agências das Nações Unidas no Brasil.

Membros do Núcleo de Marketing Analítico


Carlos Bara

Professor do Insper das disciplinas Marketing Analítico e Medições de Resultados em Marketing, dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1975); mestre em Administração de Empresas, com foco em Estratégia de Marketing, pela EAESP, Fundação Getulio Vargas (2010); doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, FEA – USP. Possui diversos cursos complementares em Marketing, Estratégia e Management na London Business School (Londres), The Wharton School (Philadelphia) e IESE (Barcelona). Atuou como diretor de marketing e vendas em grandes empresas como Bayer, Roche, Warner-Lambert e Sandoz. Foi gerente de novos produtos da Sandoz na Itália e presidente do board da ABIMIP, Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição. Desde 2007 atua como consultor de estratégia e marketing.


Giuliana Isabella

Doutora com Honras em Ciência – Administração de Empresas – Ênfase em Marketing pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Cursou um ano do doutorado na Temple University – Filadélfia – na Fox School of Business, onde fez parte da equipe de pesquisadores do laboratório de tomada de decisão: Center for Neural Decision Making. Mestre com Honras em Ciências – Administração de Empresas Ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Cursou um semestre do mestrado em Indiana University (EUA) na Kelly School of Business. Tem parceria com pesquisadores nacionais e internacionais.

Pesquisa o comportamento do consumidor, o processo de informação na tomada de decisão, a influência das emoções e expressões faciais no comportamento humano e varejo. Tem aplicado em suas pesquisas psicologia experimental e coletas de dados neurocientífica. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais, como Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Review of Business Management, e internacionais como Journal of International Consumer Marketing e British Food Journal; além de participar como avaliadora de congresso, de revistas nacionais e internacionais.


Ramon Barbosa Rosa 

Mestre em Administração de Empresas (Insper), graduado em Economia (USP) e Ciências Sociais (PUC-SP). Professor desde 2012, tendo iniciado a carreira em disciplinas como Administração de Materiais e Pesquisa Operacional. Atualmente é docente Insper na área de Marketing. Possui diversos cursos complementares em marketing, estratégia, gestão de negócios e métodos quantitativos. Atuou como superintendente e gerente sênior nas áreas de marketing e vendas, CRM, produtos e digital business em empresas como Itaú, HSBC, Unibanco, BankBoston e Banespa. Atua também como consultor de negócios e é parecerista da ENANPAD


Tiago Fischer Ferreira 

Professor de marketing e estratégias de distribuição nos cursos de graduação e pós graduação (MBAs). Sócio da Stracta Consultoria e responsável por projetos de estratégia corporativa, estratégia mercadológica, inteligência de mercado, estratégia go to market, programas de CRM e planejamento e gestão comercial e vendas. Doutor em administração com foco em estratégias mercadológicas e posicionamento competitivo de organizações pela FEA/USP. Engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia de Pinhal e mestre em Administração e Marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba.


Silvio Laban Neto

Graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP (1985); pós-graduado com Especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1997); doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV (2004).

Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004 na EAESP-FGV, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo. Atuou durante mais de 19 anos como executivo nas seguintes organizações de serviços e varejo: Accenture, Carrefour, Pão de Açúcar e Wal Mart. Recebeu títulos e premiações como Melhor Trabalho da Divisão Acadêmica Marketing – Prêmio ANPAD 2008; um dos 50 mais influentes profissionais de TI, Revista Info Exame (2002); entre outros.

Atuou em instituições voltadas para desenvolvimento e gestão da cadeia de abastecimento varejista, tendo sido Copresidente da Associação ECR (Efficient Consumer Response) Brasil e América Latina, além de ter integrado o Comitê Executivo da Global Commerce Initiative (GCI). Foi membro titular do Conselho Fiscal da Duke Energy e atua como Venture Corp. da Endeavor.

 

Membros do Núcleo de Negócios Familiares


Fernando Chaddad

É Ph.D. em Estratégia pela Kenan Flagler Business School, University of North Carolina, foco em governança corporativa. Possui MBA em General Management pela Tuck School of Business, Dartmouth College. Dr Chaddad é investidor e membro de conselhos de organizações familiares desde 2010.

 

Membros do Núcleo de Relações Governamentais


Milton Seligman

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria, RS em 1974. Especialista em tecnologia da informação, trabalhou em empresas do setor elétrico e em empresas de informática. No setor público ocupou cargos e funções nos governos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Na administração Sarney foi Assessor para Assuntos Legislativos do Ministério da Agricultura, em 1985 e Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia em 1988. Na Administração de Fernando Henrique Cardoso foi, sucessivamente, secretário executivo e ministro da Justiça, entre 1995 e 1997, presidente do Incra, entre 1997 e 1998, secretário executivo do Programa Comunidade Solidária em 1999, e secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre 1999 e 2000. Foi dirigente de ONGs por duas vezes: entre 1991 e 1993, foi diretor de projetos da organização não-governamental, Inter Press Service (IPS), agência internacional de notícias com sede em Roma, Itália. Posteriormente, em 1994, foi secretário geral da ONG Ágora – Associação de Combate à Fome. Foi diretor de Relações Corporativas e Comunicação da Companhia de Bebida das Américas (AmBev), uma empresa que faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev. Foi Presidente do Sindicerv entre 2002 e 2008.

Malu Delgado

Master em Globalização e Desenvolvimento da América Latina pela University of London / Institute of Latin American Studies, graduada em Jornalismo pela PUC-MG. Jornalista política, foi repórter da revista Piauí, editora de política do jornal O Estado de S.Paulo, editora-assistente da Folha de S.Paulo, repórter do Valor Econômico, coordenadora do portal Globonews.com em Brasília, editora de conteúdo do iG e repórter do Jornal do Brasil.

Arnaldo Mauerberg Junior

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas. Guest Ph.D. Student no Massachusetts Institute of Technology – MIT. É Post-Doctoral Fellow na Fundação Getúlio Vargas e Visiting Scholar no Núcleo de Relações Governamentais do Insper. Foi fellow researcher no MIT-Brazil Center do MIT e pesquisador assistente nível II no Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas. Possui interesse de pesquisa no setor público, análise de governo, presidencialismo multipartidário, instituições e lobby.

voltar

Professores dedicados ao ensino e à pesquisa aplicada. Conheça nosso corpo docente com dedicação integral.

Mestrados

Aprofundamento teórico e prático tanto para atuação profissional quanto para a docência.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco