Seminário internacional: Educação Financeira no Brasil e no Mundo

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O mundo moderno demanda cada vez mais habilidades financeiras por parte dos seus cidadãos. Quanto e como poupar, quando e como tomar emprestado, comprar ou não uma casa são decisões que envolvem conhecimento financeiro sofisticado. O baixo nível de educação financeira no Brasil e no mundo afeta a qualidade das decisões financeiras e o bem-estar dos seus cidadãos.

Neste seminário internacional, organizado pelo Centro de Finanças (CeFi) do Insper, discutimos a situação da Educação Financeira no Brasil e no Mundo. As apresentações foram moderadas pelo coordenador do Centro de Finanças, Marco Bonomo.

O professor Ricardo Dias Brito falou sobre os fatores que influenciam as decisões dos brasileiros com relação à poupança e aposentadoria, em uma apresentação baseada em trabalho desenvolvido em coautoria com o alumnus do mestrado profissional em economia, Paulo Minari.

Marusa Freire, chefe-adjunta do departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, falou sobre diversas iniciativas que fazem parte da agenda de Cidadania Financeira da instituição.

Ao final, Annamaria Lusardi abordou a importância da educação financeira, as mudanças do ambiente econômico global e como a população está preparada para lidar com este novo cenário. Ela também apresentou os resultados da S&P Global Financial Literacy Survey, mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira.

Acesse as apresentações:

O evento foi transmitido via Live stream. Confira a gravação:

 

Palestrantes:

Annamaria Lusardi: Denit Trust Chair of Economics and Accountancy na George Washington University School of Business (GWSB). Já lecionou na Dartmouth College e nas universidades Princeton, Chicago e Columbia. É fundadora e diretora acadêmica do GWSB Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC) e diretora do Financial Literacy Center (FLC), organizado conjuntamente com Darmouth College, a Rand Corporation, e a Wharton School.

Marusa Freire: chefe-adjunta do departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil. Representa a instituição no Conselho Consultivo (Advisory Board) da Rede Internacional de Educação Financeira – INFE (International Network on Financial Education), vinculada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Ricardo D. Brito: professor associado do Insper e coordenador do Mestrado Profissional em Economia. Com experiência em Finanças e Macroeconomia, desenvolve pesquisa nas áreas de Economia Monetária e Finanças Empíricas, atuando principalmente nos seguintes temas: política monetária, apreçamento de ativos, decisão de poupança e gestão de carteiras.

 

Data: 07 de dezembro de 2015
Horário: das 9h às 12h
Local: sala Luiz Martins de Souza Dantas – 2º andar, Insper
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo – SP

 

Programação

 

8h30 Welcome coffee
9h Abertura
Marcos Lisboa (presidente do Insper)
9h10 Poupança Voluntária e Instituições no Brasil
Ricardo D. Brito (Insper)
10h Coffee
10h15 Cidadania Financeira: Agenda de Inovações e Linhas de Pesquisa
Marusa Freire (Banco Central)
11h05 Financial Literacy: A Global Perspective
Annamaria Lusardi (George Washington School of Business)
12h Encerramento

 

 

voltar

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Doutorado em Economia dos Negócios


O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco