Empresas investidas por fundos de Private Equity no Brasil: lições aprendidas

Neste evento, apresentamos os resultados de um estudo inédito que identificou os principais fatores de sucesso e fracasso em sociedades com fundos de private equity, sob a perspectiva dos donos das empresas investidas.

O evento foi transmitido ao vivo e a gravação está disponível. Assista.

Acesse a íntegra do estudo: Empresas Investidas por Fundos de Private Equity no Brasil

Desenvolvido pelo Ártica Investimentos, em parceria com o Centro de Finanças e Cátedra Endeavor, o estudo entrevistou 46 empresários brasileiros que, juntos, somam quase 220 anos de experiência neste tipo de sociedade e receberam ao menos R$ 6,4 bilhões de investimentos.

Todos os entrevistados são ou foram donos de empresas que já passaram pelo ciclo completo de investimento do fundo. De maneira confidencial, refletiram sobre o que acreditam que fizeram de certo e errado em cada etapa do investimento, fornecendo valiosos conselhos e reflexões sobre o que teriam feito diferente. Foi avaliada também a percepção geral dos empresários sobre a experiência de ter um fundo como sócio, sob a ótica de satisfação pessoal e geração de riqueza.

Como resultado, os pesquisadores conseguiram isolar alguns fatores que demonstraram grande correlação com o sucesso ou insucesso deste tipo de parceria. Para empresários que pensam em receber ou já receberam investimentos de fundos de Private Equity, o estudo traz valiosas recomendações.

Acesse aqui a apresentação feita no evento: Empresas Investidas por Fundos de Private Equity no Brasil: Lições aprendidas

Aproveite e fique por dentro de nossa agenda de eventos para participar de futuras oportunidades. Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas acessando nossa agenda de eventos.

Confira a programação completa:

Data: 01/09/2017

Horário: recepção a partir das 8h30

Local: sala Sebastião Camargo, 1º andar – Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

Clique nos nomes para ver a bio dos participantes.

8h30 – Recepção e networking

9h – Abertura

• Luiz Penno (Ártica)

Sócio-fundador e Managing Partner do Ártica, Luiz Penno possui mais de 15 anos de experiência em M&A, Captação de Recursos e Corporate Finance, com expertise nos setores de Serviços Financeiros, Real Estate, Saúde e Óleo e Gás. Anteriormente, foi co-fundador da Advisia Investimentos e Engagement Manager de Corporate Finance Practice na McKinsey & Company, período em que atuou em transações na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia e África. Trabalhou também na área de M&A do Banco Fator e como consultor na Value Partners.

9h20 – Empresas investidas por fundos de Private Equity no Brasil: lições aprendidas

• Andrea Minardi (CeFi – Insper)
  • Guilherme Fowler (Cátedra Endeavor – Insper)

10h30 – Mesa Redonda: Experiências da convivência entre fundo de PE e empresas investidas

Formando em Administração de Empresas pela FGV-SP. Com 47 anos de existência, a CPQ Brasil S.A. é presidida, desde 1983, por Alberto Carneiro Neto. Com mais de mil pontos de venda, é líder em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria e uma das maiores redes de snacks e café do Brasil. Foi investida do Pátria de 2000 a 2009, até sua venda para o Standard Bank, de quem recomprou o controle em 2012.

Possui graduação em Direito pela PUC/SP, mestrado em Administração (pela – TIRAR) e doutorado em Ciências Sociais pela mesma Universidade. A Cruzeiro do Sul Educacional, fundado em 1965 como colégio técnico, é o sexto maior grupo de educação privada no País, com oito instituições de ensino superior e sete colégios. Fábio Figueiredo é o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do grupo e membro de uma das duas famílias controladoras. O grupo educacional foi inicialmente investido pela Actis, fundo de private equity britânico, em 2012, que permaneceu na empresa até 2017, quando vendeu sua participação para o fundo soberano de Cingapura (GCI).

Com mais de 35 anos de experiência no setor de TI, é formado pela PUC/RJ em Processamento de Dados. Atualmente, investe em empresas de tecnologia como sócio-fundador da Cassis Capital e do Grupo Nexaas. Fundou a Mastersaf em 1988, empresa brasileira que se tornou líder em softwares de soluções fiscais e tributárias para empresas. Foi seu CEO e depois presidente do Conselho de Administração até a venda da empresa para a Thomson Reuters em 2011. A Mastersaf foi investida pelo ING Baring em 2000 e pela DGF em 2010 .

Sócio, diretor executivo e um dos fundadores da Stratus, possui quase 20 anos de experiência na indústria de private equity. É formado em Engenharia Industrial pela FEI, com extensão em Administração de Empresas pela FGV-SP e MBA pelo IMD-International (Suiça). A Stratus atualmente tem investimentos na Just Fit (academia), Flex (Contact Center), CineSystem (Cinemas), Maestro Frotas (Locadora), Senior Solutions (TI, fez IPO no Bovespa Mais e hoje é listada no Novo Marcado) e Alog (DataCenter)

Moderador: Luiz Penno (Ártica)

12h00 – Encerramento

Realização:

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Doutorado em Economia dos Negócios

O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Conheça os cursos de Educação Executiva em Finanças