O Centro de Finanças e a cátedra Instituto Unibanco receberam Caio Piza, pesquisador do Banco Mundial, para apresentar o trabalho acadêmico “Experimental Evaluation of a Financial Literacy Program in Elementary Schools in Brazil”.

Data: 13 de março 2017 (segunda-feira)

Horário: às 18h

Local: sala 410, 4º andar, Insper

Saiba mais sobre a pesquisa:

Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de impacto experimental de um projeto piloto de Educação Financeira realizado com alunos do Ensino Fundamental (3º, 5º, 7º e 9º anos) nos municípios de Manaus e Joinville ao longo do ano letivo de 2015. O piloto teve como objetivo elevar o nível de conhecimento financeiro e mudar as atitudes relacionadas a decisões de consumo e poupança. Ao que nos consta, esse é segundo experimento realizado com alunos do ensino fundamental em um país em desenvolvimento, mas o primeiro a encontrar efeitos positivos sobre letramento financeiro e atitudes de consumo e poupança. Os resultados indicam o programa teve resultados significativos ao aumentar o índice de letramento financeiro em 0.07 desvio-padrão no geral e em 0.1 desvio-padrão no segundo ciclo do Ensino Fundamental. O programa também teve resultado positivo sobre os índice de atitudes de consumo e poupança, com aumento estimado de 0.09 desvio-padrão para a amostra total no primeiro caso e de 0.05 desvio-padrão no segundo caso. Análises de heterogeneidade para subgrupos foram realizadas com a intenção de identificar quais grupos se beneficiaram mais do programa. Notou-se que o efeito do programa se concentrou no segundo ciclo do Ensino Fundamental, sobretudo nas escolas de Manaus, e que o nível de instrução das mães parece ser um fator determinante para o sucesso do programa. Por fim, explorou-se informações sobre a execução do programa para lançar alguma luz sobre os potenciais fatores condicionantes (mecanismos) do impacto. Verificou-se que a qualidade da implementação importa uma vez que o efeito do programa está restrito nos casos em que ao menos 60% do material didático foi coberto em sala de aula. No seu conjunto, os resultados podem ser utilizados para auxiliar uma eventual iniciativa de expansão do programa.

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Doutorado em Economia dos Negócios

O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Conheça os cursos de Educação Executiva em Finanças