Abertura Comercial e Produtividade no Brasil

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Brasil precisa crescer, mas isso só vai acontecer de forma sustentável se houver aumento da produtividade. A teoria econômica e a evidência de vários países mostra que a abertura comercial pode contribuir decisivamente para esse crescimento da produtividade.

Para discutir a relação entre abertura comercial e produtividade, bem como as suas implicações no caso brasileiro, o Centro de Finanças (CeFi) convidou dois dos maiores especialistas sobre o tema no Brasil.

Saiba como foi:

Aproveite e fique por dentro de nossa agenda de eventos para participar de futuras oportunidades. Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Conheça a programação.

18h – Recepção

18h20 – Abertura:

  • Marco Bonomo, coordenador do Centro de Finanças – CeFi.

18h30 Brasil: Origens da introspecção econômica e uma saída com mão dupla – apresentação

 Saída para a crise tem mão dupla

  • Edmar Lisboa Bacha, membro da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira No. 40. Sócio fundador e diretor do Instituto de Estudos em Política Econômica/Casa das Garças. Em 1993/94, foi membro da equipe econômica do governo responsável pelo Plano Real. Foi também presidente do BNDES, do IBGE e da Anbid (atual Anbima). Entre 1996 e 2010 foi consultor sênior do Banco Itaú BBA. Foi professor de economia na PUC-Rio e em outras universidades brasileiras e americanas. Tem diversos livros e artigos publicados sobre economia brasileira e latino-americana e sobre a economia internacional. É bacharel em economia pela UFMG e Ph.D. em economia pela Universidade de Yale, EUA.

19h O Papel da Abertura Comercial no Crescimento da Produtividade – apresentação

 A integração internacional da economia brasileira: Propostas para uma nova política comercial

  • Sandra Polónia Rios, diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e sócia da Ecostrat Consultores. Especialista em temas relacionados a negociações comerciais internacionais e a política de comércio exterior. Sandra é professora de Política Comercial no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro e consultora da Confederação Nacional da Indústria. É economista, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi coordenadora da Unidade de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA (Rio de Janeiro).

19h30 – Perguntas e Debate

20h – Encerramento

Moderador:

 

Data: 26/06/2017

Horário: das 18h às 20h30

Local: sala Amador Aguiar, 1º andar – Insper

 

voltar

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Doutorado em Economia dos Negócios


O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Conheça os cursos de Educação Executiva em Finanças

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco