Rodas de Conversa – O que é educação integral?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

A educação é um direito humano universal desde meados do século XX, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi sancionada por unanimidade pelos países que compunham as Nações Unidas naquele momento. A Constituição Brasileira reafirma que todos devem ter direito à educação básica gratuita e com igualdade de oportunidades. Esta preocupação está presente e transparente em toda a legislação brasileira relacionada e constitui a base de nossos planos educacionais, como o novo Plano Nacional de Educação. Todos esses documentos explicitamente afirmam que o direito à educação requer o desenvolvimento humano pleno, e, por consequência, o desenvolvimento do socioemocional. Que existe uma clara interconexão entre socioemocional, direito à educação, desenvolvimento humano pleno e educação integral é percepção de todos. Todavia, a clareza conceitual sobre a relação entre esses quatro conceitos permanece um desafio, senão para todos, pelo menos para muitos.

Nesse contexto, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper incorporou a seu plano de trabalho de 2016 um projeto voltado para mapear e esclarecer três conceitos claramente centrais à devida incorporação do socioemocional à política educacional: (i) direito à educação; (ii) educação integral e (iii) desenvolvimento humano pleno. Para tanto, serão realizadas uma série de três rodas de conversas com especialistas com o fim de discutir, esclarecer e mapear as visões e os conceitos existentes sobre: (i) o papel do socioemocional no direito à educação; (ii) a relação entre educação integral, direito à educação e desenvolvimento socioemocional; e (ii) a conexão entre desenvolvimento humano pleno e desenvolvimento socioemocional.

Desta forma, gostaríamos de convidá-lo para a segunda Roda de Conversa, cujo tema será “O que é educação integral?”.  O evento contará com a abertura de Viviane Senna, diretora Presidente do instituto Ayrton Senna, de Mozart Neves Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, além da presença de Simone André, Gerente Executiva da área de Desenvolvimento de Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna; Natacha Costa, Diretora Executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz; Neca Setúbal, Socióloga, educadora e Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação; e Juliana Zimmerman, Diretora de Projetos Especiais do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE.

 

Data: 30 de agosto de 2016
Horário: das 8h às 13h
Local: Sala Marcos Lopes – 2º andar, Insper
Rua Quatá, 300
Vila Olímpia – SP
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n

 

As inscrições para esta Roda de Conversa foram encerradas. Em breve divulgaremos a data do próximo encontro.

ias

 

 

 

 

É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.

voltar

Cátedra Instituto Ayrton Senna

Insper e Instituto Ayrton Senna aliam-se na geração de pesquisas para o desenvolvimento de políticas públicas para Educação. À frente desta iniciativa está o Prof. Ricardo Paes de Barros.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco