Seminário – Todos na Escola: O Combate à Evasão e Abandono

Seminário Todos na Escola: O Combate à Evasão e Abandono
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Que importância tem a evasão e o abandono para os que saem da escola e para a sociedade como um todo? A política pública poderia reduzir a incidência desses fenômenos?

Realizamos um seminário em que conhecemos os resultados do estudo Políticas públicas para a redução do abandono e da evasão escolar de jovens, fruto de uma parceria entre a Fundação Brava, o Instituto Unibanco, o Instituto Ayrton Senna e o Insper.

O estudo foi coordenado por Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Juntamente com outros especialistas, debatemos neste seminário questões relacionadas à crise do ensino e como engajar o jovem na escola.

Fique por dentro do conteúdo deste seminário acessando o Insper Conhecimento.

Ou assista ao seminário na íntegra:

 

Dia:
28/11/2016

Local:
Auditório Steffi e Max Perlman – Insper Acessibilidade
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n

 

Programação (clique no nome do palestrante para acessar o shortbio):

 

8h30 – 9h: Recepção e credenciamento
9h – 9h20: Abertura – Claudio Haddad (Insper), Denise Yagui (Fundação BRAVA), Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) e Mozart Neves (Instituto Ayrton Senna).
9h20 – 10h45: Apresentação da pesquisa de Ricardo Paes de Barros com comentários de Antonio Neto e Haroldo Corrêa Rocha.
10h45 – 11h: Break
11h – 12h: Roda de Conversa com Pedro Strozenberg, Ricardo Henriques e Anna Penido para debater sobre a promoção do protagonismo e engajamento do jovem nas atividades escolares.

 

Shortbio dos palestrantes


Anna Penido
Diretora do Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais.


Claudio Haddad
Fundador, presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper. Membro do Conselho de Administração da BM&FBovespa, da Ideal Invest S.A., do Instituto Unibanco e do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente do Conselho do Brazil Harvard Office do David Rockefeller Center for Latin American Studies e membro do conselho do Becker-Friedman Institute da Universidade de Chicago. Sócio e Diretor Superintendente do Banco Garantia (83-98). Diretor do Banco Central do Brasil (80-82). Professor de economia da Escola de Pós-Graduação de Economia, Fundação Getúlio Vargas (1974-1984). Ph.D. em Economia, Universidade de Chicago (74), M.A. Universidade de Chicago (72), OPM, Harvard Business School (87), Engenheiro Mecânico e Industrial, Instituto Militar de Engenharia (69).


Ricardo Henriques
Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, entre 2004 e 2007, e Secretário Executivo do Ministério de Assistência e Promoção Social, entre 2003 e 2004, quando coordenou o desenho e a implementação do programa Bolsa Família.
Foi Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro quando desenvolveu, em 2010, o programa UPP Social e a partir de 2011 conduziu o programa na Prefeitura do Rio de Janeiro como Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP).
Entre 2007 e 2010, atuou como assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, entre 1997 e 2002, como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) entre 1997 e 2002.
No ano de 2007, presidiu a Comissão de Educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO e, entre 2008 e 2015, foi membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE) da UNESCO.
Foi Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ) e Presidente da Rede Latino Americana de Vice-Ministros para a Redução da Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Suas atividades de pesquisa e publicações concentram-se na área de economia social, com ênfase nos temas de desigualdade, pobreza, educação, assistência social, direitos humanos, diversidade e desenho e avaliação de políticas públicas.


Denise Yagui
Diretora Executiva da Fundação BRAVA, organização pioneira no apoio a projetos de melhoria da gestão pública. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP e mestre em Administração Pública pela Columbia University. Em 2014, participou do programa “High Potencial Leadership Program” da Harvard Business School, voltado para a formação de jovens executivos. Antes da BRAVA, atuou no mercado financeiro na área de Equity Research do Grupo Santander e na área de Análise de Receitas de Produtos do ABN AMRO Banco Real.


Mozart Neves Ramos
Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em Química pela Politécnica de Milão – Itália. Foi professor e reitor da UFPE. Presidiu a Andifes (2002/2003). Foi secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). É autor dos livros “Educação brasileira: uma agenda inadiável” (2015) e “Educação Sustentável” (2006) e coautor do livro “A Urgência da Educação” (2011). Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002). Atualmente, é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.


Ricardo Paes de Barros
Economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi Subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.


Haroldo Corrêa Rocha
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entre as suas principais funções, Haroldo Rocha atuou como professor universitário na Ufes, foi técnico do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi pró-reitor de Administração da Ufes, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vitória, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo entre 2007 e 2010. Em 2015, assumiu novamente a Secretaria de Educação do Espírito Santo para retomar o processo de mudança da escola pública estadual, onde a educação básica será a prioridade número um do Governo nos próximos quatro anos.


Antonio Neto
Professor de Sociologia formado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal Fluminense e UNI-RIO. Entrou para rede estadual de Educação em 1993 no Programa dos CIEPs para lecionar nos Ginásios Públicos Estaduais. Atuou como professor de Sociologia e Direito (curso técnico) no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, onde se tornou Diretor da Escola em 2004.
Convidado para ser Coordenador do Ensino Médio Estadual em 2008 e depois assumiu como Diretor Geral de Educação, chegando à Subsecretaria de Gestão do Ensino em 2011.
Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Educação do Rio de Janeiro de janeiro de 2015 a maio de 2016.
Atualmente desempenha a função de Diretor Institucional do CONSED.


Pedro Strozenberg
Bacharel em Direito, é pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião (Iser). Foi fundador e coordenador do Balcão de Direitos, um projeto de acesso à Justiça e mediação de conflitos que funcionou no Rio de Janeiro por 15 anos e em mais 17 estados do Brasil. Foi membro do Conselho Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Segurança Pública; em nível estadual, do Comitê de Enfrentamento à Tortura e do Conselho Estadual de Direitos Humanos e de Segurança Pública. Entre abril de 2010 e janeiro de 2011 assumiu a Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro; também foi coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, entre 2007 e 2008.

 

*É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.

 

Realização:
Instituto BravaInstituto Unibanco   Insper      Instituto Ayrton Senna

voltar

Cátedra Instituto Ayrton Senna

Insper e Instituto Ayrton Senna aliam-se na geração de pesquisas para o desenvolvimento de políticas públicas para Educação. À frente desta iniciativa está o Prof. Ricardo Paes de Barros.

Cátedra Instituto Unibanco

Liderada pelo Prof. Sergio Firpo, Insper e Instituto Unibanco aliam-se para a criação de cátedra voltada a geração de pesquisas sobre Ensino Médio no Brasil.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco