Toddynho: Expansão com Prestígio

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Danny Claro

Área: Marketing (MK)

 

Código de Identificação do Caso: MK-P0003/MK-P0003-NE | MK-E0003/MK-E0003-TN

 

A área de leites aromatizados da Pepsico, responsável por Toddynho, está passando por um momento difícil em sua trajetória de crescimento. Anna Teixeira assumiu a posição de Gerente de Produto de Toddynho no final de 2008. Conhecida internamente por ser pragmática na solução de problemas, está prestes a ser colocada à prova mais uma vez. A Pepsico cobra a manutenção da posição de líder na categoria e consolidar a participação de mercado. O grande desafio está na capacidade de expandir sem prejudicar todo o prestígio da marca e o forte apelo junto ao seu público fiel. A melhoria da renda da base da pirâmide social e o aumento da penetração da categoria têm contribuído muito para o crescimento geral do mercado. Neste cenário, as marcas regionais têm crescido, pois possuem vantagens locais importantes. Marcas regionais desfrutam muitas das vezes de apelo local, forte distribuição local, preços menores. O desafio exige uma ação integrada em frentes como a da distribuição (no sistema Go to market) e a da comunicação dirigida para o publico alvo.

 

Objetivos de aprendizagem

Esse caso discute o dilema típico de expansão de um bem de consumo de massa num mercado maduro e saturado em que existe um grande número de competidores com diferentes vantagens. Cabe aos alunos elaborarem criticamente um plano integrado de ações de marketing que permita atingir os objetivos da empresa.

Oferecer aos alunos subsídio para a discussão dos assuntos abaixo:

  • Existe um dilema real?
  • Mix de produto e precificação
  • Estratégia de marketing push (canais de distribuição)
  • Estratégia de marketing pull (comunicação integrada)

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco