Lojas Harpia

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Eduardo Pozzi Lucchesi\ Ricardo Humberto Rocha

Área: Finanças

 

Área do conhecimento: Finanças

Código: FF-P0006/ FF-P0006-NE

 

O caso discute a estratégia de crescimento de uma empresa do setor de comércio varejista baseada no financiamento das vendas a prazo com recursos próprios e as consequências da adoção dessa estratégia em períodos de instabilidade econômica, particularmente na segunda metade dos anos 1990, quando importantes crises financeiras abalaram os mercados internacionais.

Focaliza o período pós-Plano Real, que encerrou quase uma década de inflação galopante e hiperinflação, levando a uma maior estabilidade dos preços na economia brasileira. Esse ambiente permitiu a introdução de linhas de crédito de médio prazo para financiamento de bens de consumo, as quais se tornaram uma importante alavanca de crescimento para as empresas do comércio varejista.

É recomendado aplicar o caso em graduação e pós-graduação, nas disciplinas Mercados Financeiros, Mercados Financeiros e de Capitais, Contabilidade Gerencial e Finanças Corporativas e nos cursos de Educação Executiva.

 

Objetivos de aprendizagem

O principal objetivo desse caso é discutir a estratégia de financiamento das vendas a prazo por parte de uma empresa do setor de comércio varejista. Existem dois modelos comumente adotados: o internalizado (in house) e o de parceria. No modelo in house, as operações de financiamento são centralizadas pelo varejista, que pode ou não constituir um banco ou uma financeira própria. Já a parceria pode ser de diversas formas: outsourcing, joint venture, profit-share, comissionamento etc. Tanto um quanto outro implicam vantagens e desvantagens para o varejista, e o caso se propõe discutir os riscos e benefícios de cada qual.

 

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco