A.R. Mineira: quanto vale a empresa?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Leonardo Pagano e Paulo Romaro

Área: Finanças (FF)

 

Área do conhecimento: Finanças

Código: FF-P0005/ FF-P0005-NE

 

O caso discute como calcular o valor de uma pequena empresa de serviços de manutenção de aeronaves, de capital fechado e com pouca informação estruturada. Procura-se aprofundar a discussão do valor da empresa, dependendo de estratégias adotadas pelo seu corpo diretivo.

Recomenda-se que seja aplicado tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação que já conheçam avaliação de empresas, decisões de investimento e custo de capital. Desse modo, pode ser usado nas disciplinas de Finanças Corporativas e de Avaliação de Empresas.

 

Objetivos de aprendizagem

Diferentemente de empresas de capital aberto, com ações e títulos negociáveis no mercado, as empresas de pequeno porte têm dificuldades para calcular o seu valor de mercado. No caso da AR Mineira isso se agrava com a falta de informações gerenciais e sem planejamento estratégico. Por último, a inexistência de empresas de capital aberto no mesmo setor econômico impede a utilização de benchmark no mercado local bursátil.

Como avaliar, então uma empresa nessas circunstâncias? O objetivo do caso é:

  • discutir o valor da empresa do ponto de vista de seu potencial de geração de caixa, dependendo das estratégias possíveis: valor para os atuais gestores e para potenciais gestores;
  • montar fluxos de caixa com poucas informações disponíveis;
  • discutir o cálculo do custo do capital de empresas de capital fechado e sem benchmarks locais, utilizando betas de mercados maduros ou metodologias alternativas;
  • vivenciar a tomada de decisão, respeitando o contexto familiar, estratégico e cultural da empresa.

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco