Palmeiras e Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Claudio L. S. Haddad, Octavio Portolano Machado

Co-autor: Maurizio Mauro

Área: Comportamento Organizacional e Recursos Humanos (CR)

 

Código de Identificação do Caso: CR-P0003

Código de Identificação da Nota de Ensino: CR-P0003-NE

 

Este caso se destina em princípio a ser aplicado em matérias que envolvam os temas Liderança e Comportamento Organizacional.

Tratam-se nele duas situações, até certo ponto opostas, no ambiente lúdico do futebol, relativas ao desempenho de dois times: Palmeiras e Fluminense. O Palmeiras, líder isolado do Campeonato Brasileiro (Brasileirão) de 2009 até poucas rodadas do final, entra em trajetória descendente: após uma sequência de maus resultados, termina o campeonato sem figurar sequer entre os quatro primeiros, deixando passar até mesmo a oportunidade de disputar a taça Libertadores da América. Já o Fluminense, último colocado na tabela durante quase todo o campeonato, e tido por todos como candidato certo ao rebaixamento para a segunda divisão, melhora drasticamente seu desempenho ao final, conseguindo, por um ponto, ficar em 15º lugar e escapar do rebaixamento.

O caso se baseia inteiramente em informações públicas, artigos e entrevistas a órgãos de mídia de grande circulação. Concentra-se em declarações dos jogadores, treinadores e dirigentes considerados os personagens principais dos dois clubes. Em relação ao Palmeiras, o dilema colocado na parte A do caso se refere à atitude que deveria ser assumida pela liderança do clube para reverter a queda de produção a poucas rodadas do final, sobretudo após o jogo contra o Fluminense, no qual o clube paulista se viu prejudicado por um erro de arbitragem. Já em relação ao Fluminense – que, simultaneamente ao Brasileirão, disputava também a Copa Sul-Americana –, o dilema apresentado gira em torno de uma difícil decisão: colocar o time titular na final da Sul-Americana, na quarta feira, precisando vencer por pelo menos quatro gols de diferença para ser campeão, ou poupá-lo para o jogo contra o Coritiba pelo Brasileirão, no domingo seguinte (decisivo para escapar do rebaixamento)?

Na parte B do caso, a ser distribuída em sala após a colocação dos dilemas, discutem-se as decisões tomadas pela liderança dos dois times nas duas situações apresentadas e seu resultado.

O caso explora dilemas de liderança dentro do esporte que, no entanto, podem também ser aplicados em outros contextos.

 

Objetivos de aprendizagem

O objetivo do caso é apresentar aos alunos várias dimensões da liderança, lançando mão do tema lúdico do futebol. As metas de aprendizagem pretendidas se ancoram em perguntas específicas que poderão nortear a discussão do caso por diversos ângulos:

  • O que pode explicar a mudança de trajetória de um time (organização) – Palmeiras – que vai do primeiro lugar do campeonato para a última posição em seu grupo?
  • O que pode explicar a mudança de trajetória de um time (organização) – Fluminense – que vai da última posição no campeonato para a décima sexta, livrando-se do rebaixamento?

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco