The Biocultural Diversity Conservancy

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Gazi Islam

Área: Comportamento Organizacional e Recursos Humanos (CR)

 

Código de Identificação do Caso: CR-E0005 | CR-P0005

Código de Identificação da Nota de Ensino: CR-E0005-TN | CR-P0005-NE

 

A Biocultural Diversity Conservancy é uma tentativa de se criar uma plataforma para pesquisadores cujas descobertas científicas tenham envolvido o trabalho conjunto com comunidades locais. Quando produtos comercializáveis surgem como fruto dessa colaboração, os pesquisadores possuem a obrigação ética de retribuir às comunidades, dever esse que, não ocasionalmente, consta em suas diretrizes profissionais. Contudo, na prática, retribuir pode ser difícil por diversas razões abordadas no caso.

 

Objetivos de aprendizagem

Cursos nos quais este caso poderá ser utilizado

  • Teoria Organizacional: este caso trata das ações de um líder ao tentar criar uma instituição legítima de retribuição à comunidade. Para atingir este objetivo é necessária a criação de legitimidade entre os membros da comunidade e a interpretação de sistemas de diversos valores para encontrar o caminho de se atingir um objetivo. Tais tópicos poderão compor abordagens a organizações dos pontos de vista comportamental, institucional e de rede.
  • Organizações e Sustentabilidade/Ética: por tratar do relacionamento entre os detentores de propriedade intelectual e comunidades indígenas, o caso se faz útil para promover a discussão dos efeitos das organizações em seus ambientes humanos. Questões como biopirataria, relações públicas e relações entre ciência, corporações e a sociedade civil são potenciais pontos de abordagem.

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco