Uber: o dilema de crescer com uma inovação disruptiva

Autores/Pesquisadores: Paulo Furquim de Azevedo, Leandro Simões Pongeluppe, Maria Clara de Azevedo Morgulis, Nobuiuki Costa Ito
Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

Código: AE-P0029

O estudo de caso permite discutir a estratégia de entrada de uma empresa cujo produto/serviço é uma inovação disruptiva e, como tal, cria forte resistência por parte dos incumbentes. Por meio do desenrolar da entrada da Uber no mercado brasileiro, os alunos são levados a pensar no dilema da empresa, que, de um lado, inova de modo disruptivo e precisa de massa crítica para se estabelecer, e, de outro, para viabilizar seu negócio, deve lidar com a resistência e os conflitos decorrentes de sua entrada.
Durante o desenvolvimento do caso, os alunos são expostos a aspectos estratégicos e regulatórios, bem como à interface entre a Uber e a ordem vigente, sobretudo os taxistas, a categoria mais afetada por sua entrada.

Os alunos são instados a pensar na estratégia da Uber e no modelo de regulação que deveria prevalecer, tendo por critério o bem-estar social. Nesse ponto, o dilema colocado ao aluno pode seguir a linha da estratégia privada ou a regulatória. No primeiro caso, pergunta-se (i) Qual a melhor forma de entrar nos mercados? (ii) Como ganhar massa crítica e, ao mesmo tempo, evitar a retaliação dos beneficiados pelo status quo? No segundo caso, pergunta-se (i) Qual seria o modelo regulatório a ser estabelecido para plataformas de transporte particular de passageiros, como a Uber? (ii) Quais os efeitos de segunda ordem dessa regulação?

Por fim, o caso está organizado em partes, o que permite ao professor explorar mais efetivamente o modo como se articulam os conceitos de economia de rede e de inovação disruptiva com proteções setoriais e barreiras legais à entrada, especialmente as relativas à detenção de alvarás cujo valor se apresenta nos anexos do caso. As informações prestadas permitem avaliar a atratividade do modelo Uber e o quanto ele altera os status quo ao permitir a entrada de novos motoristas e, portanto, reduzir o valor dos alvarás.

Faça o download dos estudos de caso do Insper