Klüber: Inovação além das fronteiras

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Marcos Hashimoto

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código: AE-P0023/AE-P0023-NE | AE-E0023/AE-E0023-TN

 

O caso é baseado na história real vivida por Enrique Garcia, presidente da Klüber América do Sul, um dinâmico executivo com perfil empreendedor e aguçada percepção para boas oportunidades para o seu negócio. Com competências de liderança bem forjadas ao longo da sua carreira cercada de profissionais de alto nível, Enrique tem plena convicção de que é a inovação aberta que cria as verdadeiras vantagens competitivas e conta com a capacidade criativa de seus funcionários para trazerem boas ideias e a capacidade de transformá-las em realidade, ainda que a maioria deles não conheça seu próprio potencial empreendedor. Ao longo de três anos, Enrique se engajou numa luta privada para mudar a forma de pensar da unidade brasileira, respaldado pelas iniciativas globais do Grupo Fraudenberg, do qual a Klüber faz parte. Uma das iniciativas voltadas para o fomento da inovação é o Innovation Championship, uma competição de inovação voltada para todos os funcionários do Grupo e de cujo comitê global de organização Enrique não só faz parte como é membro ativo e formador de opinião. O êxito de Enrique na formação de uma cultura interna voltada para a inovação, girando em torno do Innovation Championship, deram-lhe visibilidade e credibilidade cada vez maiores, estimulando-o a ampliar as fronteiras de seus esforços.

Enrique pode dar um grande passo em sua carreira levando sua experiência a outras unidades do Grupo, mas isso significa também um grande risco, pois sua abordagem envolve mudanças culturais; as subsidiárias em cada país têm sua própria cultura, e a mesma abordagem pode não ser bem-sucedida em todos os lugares. Enrique precisa decidir se avança com seu projeto ou se nem começa. Para isso, ele colhe informações, opiniões e dados, reflete e avalia os prós e os contras. Também repensa a direção que quer dar à sua carreira e avalia os benefícios e as consequências de se engajar nesse projeto.

 

Objetivos de aprendizagem

Com o intuito original de ser trabalhado nas disciplinas de empreendedorismo corporativo e gestão da inovação, o caso deve ser orientado para a identificação dos elementos que caracterizam empresas que promovem uma cultura voltada para a inovação e o empreendedorismo. As organizações são diferentes entre si, em termos de natureza do negócio, estrutura organizacional, estilo de gestão, cultura interna, dinamismo do mercado, porte e localização. Por isso, não existe uma receita única para o sucesso das políticas de fomento à inovação. A discussão de casos de inovação é extremamente rica para traduzir pelo menos parte da realidade das organizações em termos dos inúmeros fatores que favorecem ou inibem estratégias de inovação corporativa.

Além do escopo de inovação corporativa, esse caso envolve diversos aspectos:

  • critérios para avaliar projetos intraempreendedores;
  • influência da cultura nas organizações;
  • multinacionais e suas subsidiárias: formas de relacionamento;
  • clima e cultura organizacional;
  • relacionamento interpessoal;
  • competitividade estratégica.

Assim, o caso pode ser explorado de diversas formas, além de seu propósito original. Diferenças entre a matriz e suas subsidiárias em outros países por questões culturais ou por conflito de interesses suscitam muitas possibilidades de discussão com a classe, sobretudo se considerarmos que não é comum que subsidiárias países assumam o protagonismo do processo de inovação.

Ao final da discussão do caso, espera-se que o aluno:

  • compreenda o contexto da inovação em grandes organizações;
  • diferencie empresas nacionais de multinacionais em termos dos aspectos culturais;
  • identifique os elementos que caracterizam uma cultura voltada para a inovação;
  • perceba os dilemas típicos enfrentados por gestores no processo de mudança;
  • estabeleça critérios pertinentes para a avaliação de projetos inovadores.

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco