Braskem: a construção de uma petroquímica de porte global

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Dirk Michael Boehe

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código de Identificação do Caso: AE-P0020/AE-E0020

 

O objetivo deste caso é entender como uma manufatureira de commodities pode se tornar uma das principais multinacionais de seu setor no mundo. Assim, o dilema enfrentado pelo protagonista do caso – fortalecer a presença da empresa no mercado estadunidense ou consolidar sua posição na América Latina – é apenas a ponta do iceberg. O caso busca levar os participantes do curso a questões mais profundas, “abaixo do nível da superfície”, sobre o papel da expansão para os EUA e para diversos países da América Latina como forma de se tornar uma das cinco maiores empresas em valor da indústria petroquímica mundial. Mais especificamente, examinam-se questões como: Por que empresas multinacionais de países emergentes como o Brasil entram em mercados de países avançados a despeito de sua baixa atratividade? Por que essas empresas apostam em países de alto risco político? Como uma empresa de um país emergente e latecomer pode se tornar um global player apesar da presença de gigantes multinacionais nos mercados mais importantes e mais dinâmicos do mundo?

Conceitualmente, o caso pode ser usado para se compreenderem a confluência de diferentes motivos para a internacionalização: resource-seeking, market-seeking, efficiency-seeking e asset-seeking, na terminologia de John Dunning; cadeia de valor global, dinâmica competitiva global, implicações da natureza cíclica de uma indústria para a estratégia de expansão e internacionalização, e alavancagem de recursos e competências criados no mercado doméstico e nos mercados internacionais, dentre outros conceitos.

Ademais, o caso se presta ao treinamento de um conjunto de técnicas de análise que serão explicadas neste documento. Vale destacar as técnicas de seleção de mercados para expansão internacional, de identificação de empresas-alvo para aquisição e de planejamento da expansão da capacidade ao longo do tempo.

 

Objetivos de aprendizagem

  • entender e desenhar estratégias regionais e globais considerando a dinâmica competitiva global;
  • desenhar estratégias globais considerando a natureza cíclica de uma indústria globalizada.

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco