Solidarium. Negócios sociais: Os fins justificam os meios?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Marcos Hashimoto

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código de Identificação do Caso: AE-P0019

Código de Identificação da Nota de Ensino: AE-P0019-NE

 

O caso conta a história de Tiago Dalvi e seu empreendimento, a Solidarium, que viabiliza o fluxo comercial de produtos feitos por comunidades de baixa renda. O dilema gira em torno de uma parceria recém-firmada com a Alpha Earth, empresa americana conhecida por recolher materiais descartados como lixo e atribuir-lhes novos usos. Com o acordo, a Solidarium fabrica novos produtos – mochilas, bolsas, sacolas etc. – a partir de embalagens de salgadinhos entregues pela Alpha Earth.

Embora a parceria tenha um enorme potencial de mercado, com demanda já garantida por meio de grandes varejistas como a rede Walmart, Tiago descobre que, em vez de coletar embalagens usadas, a Alpha Earth se vale de um relacionamento com o fabricante de salgadinhos, a Bella Chips, para conseguir refugos das embalagens ainda não usadas. Como não se trata de uma atividade que gera emprego para comunidades de catadores, Tiago se vê na dura situação de decidir se fecha os olhos para a falta de compromisso social da parceira em favor das vantagens comerciais que ela proporciona ou se se mantém fiel a seus princípios e valores e abre mão do acordo.

Objetivos de aprendizagem

O caso se destina primeiramente às disciplinas de Empreendedorismo Social ou Responsabilidade Corporativa Social. Sua abordagem deve orientar-se para a identificação dos elementos que qualificam os modelos de negócios atualmente existentes, sobretudo as divisões entre o segundo e o terceiro setor. Os negócios sociais representam o “setor 2,5”, e esta posição ambígua entre ONG e negócio gera um debate bastante rico, que confronta o objetivo financeiro com a causa social em momentos em que uma organização como a Solidarium se vê obrigada a tomar uma decisão que privilegia uma ou outra coisa.

Mas o caso pode ser explorado de diversas formas, na medida em que mobiliza, além do tema para o qual foi originalmente redigido, uma ampla gama de aspectos de interesse:

  • Critérios para o estabelecimento de parcerias estratégicas;
  • Otimização da cadeia de valor;
  • Processo produtivo na indústria de reciclagem – recycling e upcycling;
  • A importância da missão e da visão;
  • Empreendedorismo social;
  • Responsabilidade social corporativa;
  • Ética, valores, princípios;
  • Métricas de desempenho; etc.

Os conflitos existentes nas relações entre empresas por questões de interesse geram uma ampla possibilidade de discussão com a classe. Outro aspecto importante a se considerar é a retórica das organizações em torno da sustentabilidade, e até que ponto elas julgam importante participar do processo, quando, na prática, outras áreas internas focam interesses distintos.

 

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