Mextra Engenharia Extrativa de Metais (A)

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Lydia Lopes Correia da Silva

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código de Identificação do Caso: AE-P0011

Código de Identificação da Nota de Ensino: AE-P0011-TN

 

A Mextra é um empreendimento familiar de pequeno porte, baseado em inovação tecnológica e especializado no processamento de metais e ligas metálicas não ferrosas, pós metálicos e insumos para a indústria do alumínio.

O caso foi dividido em duas partes para destacar dois importantes momentos de decisão enfrentados pela atual direção do negócio.

O caso (A) inicia com um breve histórico da Mextra, desde sua criação em 1978, a partir da idéia de exploração industrial de uma inovação tecnológica, até seu declínio, após 20 anos de existência. A crise foi determinante para que uma nova geração familiar assumisse o comando do negócio, inaugurando um novo ciclo organizacional.

Em seguida, são apresentadas as bases do renascimento da empresa, em 1999, apoiadas por uma integração vertical na produção e uma ampliação da linha de produtos. O sucesso da nova estratégia levou a Mextra à liderança no mercado doméstico, já em 2002, e trouxe um grande desafio: que estratégia adotar para assegurar competitividade sustentável e expansão do negócio, evitando um novo declínio?

 

Objetivos de aprendizagem

A utilização de estudos de caso tem reconhecida efetividade como metodologia didática de aplicação de conceitos e técnicas, por propiciar uma rica participação em classe, quando de sua análise e debate. O caso é construído de forma a habilitar os participantes a identificar e resolver problemas gerenciais e a lidar com fatores de risco, colocando o aluno de maneira simulada como o responsável pela tomada de decisão.

Este caso trata primordialmente dos dilemas enfrentados ao longo do ciclo de vida organizacional de um inovador empreendimento brasileiro.

Sugere-se empregá-lo como exemplo ilustrativo das fases de crescimento de uma empresa – suas características mais relevantes, estratégias e posicionamentos –, como a formação do negócio, sua estruturação administrativa (fase normativa), fases de amadurecimento e declínio, pontuadas por momentos de tomada de decisão, de ruptura, culminando com a possibilidade de renascimento / reinvenção do negócio – novo ciclo apoiado por uma nova visão estratégica, nova liderança.

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco