Meu UDB: um funcionário, uma idéia e sua luta para implementá-la

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Marcos Hashimoto

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código de Identificação do Caso: AE-P0008

Código de Identificação da Nota de Ensino: AE-P0008-NE

 

O caso Meu UDB conta a história de uma das maiores inovações implementadas no relacionamento com o cliente através da Internet. Um jovem funcionário da área de pós-venda da Universal Drive do Brasil teve a idéia de aumentar a fidelidade do cliente via rede. O caso mostra o calvário que ele, Carlos Gaderman, atravessou para fazer sua idéia acontecer, enfrentando a resistência da área de vendas, as restrições impostas pela área de tecnologia de sistemas e a falta de cooperação da rede de concessionárias UDB. Desafiando regras, quebrando paradigmas e instituindo alianças, esse intra-empreendedor transformou sua idéia em realidade após dois anos de determinação e perseverança, conquistando prêmios importantes, respeito, credibilidade, promoções e novos desafios.

 

Objetivos de aprendizagem

O caso tem por intuito original ser trabalhado nas disciplinas de empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. Sua abordagem deve ser orientada para a identificação dos elementos empreendedores presentes na situação apresentada, com ênfase nas etapas de concepção da idéia, formatação, defesa da proposta, implementação e obtenção dos resultados.

Além do empreendedorismo corporativo, o caso envolve diversos outros aspectos:

  • relacionamento com o cliente com o objetivo de fidelização e retenção;
  • tecnologia da informação para viabilizar a comunicação e a oferta personalizada um-a-um;
  • marketing de produtos e serviços como o objetivo de cross-selling / up-selling;
  • aplicação prática da teoria institucional e da teoria da agência;
  • comportamento e clima organizacional;
  • inovação corporativa;
  • perfil empreendedor;
  • marketing de relacionamento;
  • propriedade intelectual.

Por isso, a abordagem do caso deve ser conduzida com muito cuidado, de modo que cada disciplina possa explorá-lo segundo seus próprios temas-chave. Os conflitos existentes dentro da empresa por questões de interesse geram uma ampla possibilidade de discussão com a classe. Outro aspecto importante a se considerar é a retórica das organizações em torno da inovação e da importância de seus colaboradores participarem do processo, quando, na prática, muita coisa precisa ser mudada antes de começar discursos como esse.

 

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