Comunique-se – A primeira comunidade jornalística on-line do Brasil

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Autores/Pesquisadores: Marcos Hashimoto

Área: Administração, Organizações e Estratégia (AE)

 

Código de Identificação do Caso: AE-E0007

Código de Identificação da Nota de Ensino:AE-E0007-TN

 

O caso trata do dilema do empreendedor Rodrigo Azevedo diante da ameaça de ver sua empresa, o Comunique-se, ser fechada. O Comunique-se é a primeira comunidade jornalística on-line do mundo, reúne mais de 70 mil profissionais da área de comunicações e oferece serviços para esse público através de ferramentas de sistemas pela Internet. Depois de dois aportes do grupo InVent que ajudaram a colocar o negócio no ar, com faturamento de mais de dois milhões de reais e uma taxa de crescimento de 70% ao ano, o investimento atingiu o seu prazo, e os acionistas queriam realizar seus ganhos. Com a dificuldade de encontrar um comprador, a única saída era liquidar as operações. Rodrigo, detendo apenas 1% da empresa, tinha que descobrir uma solução em menos de três meses.

 

Objetivos de aprendizagem

O objetivo deste caso é ilustrar o dilema enfrentado por vários empreendedores na época do início da Internet, diante do boom do fluxo de capital de risco no final dos anos 1990. Alguns dos temas que podem ser explorados pelo caso:

  • O funcionamento do ramo de investimentos de risco (venture capital)
  • Conflitos de interesse entre investidores e empreendedores
  • Participação dos investidores na gestão de startups
  • Modelos de negócios inovadores
  • Dificuldades de sobrevivência das startups
  • Perfil empreendedor
  • O fenômeno da nova economia
  • Administração de riscos
  • A revolução das empresas de Internet na Nova Economia
  • Negociação de composição de capital
  • Processos de tomada de decisão

Este caso pode ser aplicado nos cursos de empreendedorismo, economia e finanças. A proposta é discutir com os alunos o processo de tomada de decisão entre a compra e a venda da empresa e a forma como os fundos de capital de risco e “investidores anjos” atuavam após as lições do estouro da bolha da Internet, assim como os conflitos de interesse decorrentes dessa relação.

O caso permite que os alunos compreendam que nem sempre um negócio bem-sucedido é capaz de manter um investidor. Mostra também a dolorosa decisão de sair do investimento, embora seja um negócio interessante e de alto potencial. Apresenta alguns dos elementos que o investidor considera ao decidir sair do investimento. Retrata a dificuldade em vender um negócio de alto potencial posicionado em um nicho específico, e reflete o dilema típico que as empresas enfrentam ao decidirem crescer ou se tornar lucrativas.

 

Faça o download dos estudos de caso do Insper

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco