Quais os benefícios do uso de casos?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Mais do que estar capacitado com conhecimentos técnicos, as empresas buscam por indivíduos que possam antecipar problemas e exercer, ao mesmo tempo, diversos papéis e atividades em seu ambiente profissional. Para tanto, capacidades de adaptação e de entendimento de novas situações em um mundo cada vez mais interdependente são cruciais. Habilidades para identificar e resolver problemas, pensar criticamente, argumentar, tomar decisões, aprender a aprender são exigências das empresas ao selecionar seus profissionais.

Diante desse quadro, um dos principais desafios das instituições de ensino superior é preparar profissionais competentes para enfrentar o dia-a-dia em um ambiente de trabalho competitivo, que muda frequentemente e que demanda decisões rápidas e trabalho em equipe.

O estudo de caso se torna um aliado pedagógico eficiente para apoiar o desenvolvimento dessas competências, ao colocar o aluno no papel de protagonista em situações realistas e complexas que simulam o cotidiano corporativo.

Ao discutir um caso, o aluno vivencia o conflito e enriquece seu aprendizado com o ponto de vista de seus colegas, concluindo que não há respostas prontas, certas ou erradas. Para participar de uma discussão e contribuir com o aprendizado coletivo, o aluno deve se preparar, lendo atentamente, analisando informações e dados.

voltar

 Quais os benefícios do uso de casos em sala de aula?

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco