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Coleção de Casos Insper

O estudo de caso como prática pedagógica

O que é um estudo de caso?

Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado.

E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão. O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no estudo de caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.

Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

Quais os benefícios do uso de casos?

Mais do que estar capacitado com conhecimentos técnicos, as empresas buscam por indivíduos que possam antecipar problemas e exercer, ao mesmo tempo, diversos papéis e atividades em seu ambiente profissional. Para tanto, capacidades de adaptação e de entendimento de novas situações em um mundo cada vez mais interdependente são cruciais. Habilidades para identificar e resolver problemas, pensar criticamente, argumentar, tomar decisões, aprender a aprender são exigências das empresas ao selecionar seus profissionais.

Diante desse quadro, um dos principais desafios das instituições de ensino superior é preparar profissionais competentes para enfrentar o dia-a-dia em um ambiente de trabalho competitivo, que muda frequentemente e que demanda decisões rápidas e trabalho em equipe.

O estudo de caso se torna um aliado pedagógico eficiente para apoiar o desenvolvimento dessas competências, ao colocar o aluno no papel de protagonista em situações realistas e complexas que simulam o cotidiano corporativo.

Ao discutir um caso, o aluno vivencia o conflito e enriquece seu aprendizado com o ponto de vista de seus colegas, concluindo que não há respostas prontas, certas ou erradas. Para participar de uma discussão e contribuir com o aprendizado coletivo, o aluno deve se preparar, lendo atentamente, analisando informações e dados.

Exemplos de estudo de caso

Com o propósito de contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, o Insper licencia para outras instituições de ensino sua Coleção de Casos.
Desenvolvida por docentes da instituição, a Coleção é composta por estudos de casos baseados no contexto corporativo brasileiro e internacional, nas seguintes áreas do conhecimento:

Para mais informações sobre a Coleção de Casos Insper, entre em contato com casos@insper.edu.br.