Home/Biblioteca Telles/Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Biblioteca Telles

Horário de funcionamento

Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

De segunda-feira à sexta-feira das 07h00 às 22h00 e aos sábados 08h00 às 17h00.
As salas de estudo e computadores para pesquisa encontram-se disponíveis para utilização de segunda a sexta-feira das 07h00 às 22h45. Durante o período de férias o horário de funcionamento é alterado e divulgado em data oportuna.

Consulta ao catálogo

Como consultar os materiais que a Biblioteca possui?

Pelo portal da Biblioteca, clique sobre a opção “Consulta ao Acervo”. Nessa opção podem ser combinadas palavras do título, autor e assunto da obra, digitadas diretamente, sem conectivos.

A Biblioteca tem coleção de vídeos?

Sim. A Biblioteca possui uma coleção DVDs que podem ser emprestados conforme sua categoria de usuário. Para saber quais são os títulos, acesse o portal Biblioteca, clique sobre “Consulta ao Acervo” e, em seguida, insira a palavra “DVD” na caixa de pesquisa. Nessa opção são listados os títulos em ordem alfabética.

Serviço de Empréstimo

Como obter cadastro e senha no sistema de empréstimo da Biblioteca?

O cadastro é automático no sistema, e a senha é a mesma do Blackboard, enviada pelo Help Desk. Em caso de esquecimento, é necessário dirigir-se ao Help Desk, no 2º andar, para recupera-la.

Empréstimo de publicações

Quantas publicações posso retirar?

  • Alunos (quantidade/prazo): empréstimo de até 8 livros e 3 exemplares dos demais tipos de materiais ( DVDs, folhetos técnicos, CDs, etc ) por um prazo de 7 dias corridos;
  • Alumni (quantidade/prazo): empréstimo de até 5 livros e 3 exemplares dos demais tipos de materiais ( DVDs, folhetos técnicos, CDs, etc )  por um prazo de 7 dias corridos;
  • Professor (quantidade/prazo):  empréstimo de até 10 livros e 3 exemplares dos demais tipos de materiais ( DVDs, folhetos técnicos, CDs, etc ) por um prazo de 30 dias corridos;
  • Funcionário (quantidade/prazo): empréstimo de até 5 livros e 3 exemplares dos demais tipos de materiais ( DVDs, folhetos técnicos, CDs, etc )  por um prazo de 7 dias corridos.

Caso necessário, é possível retirar mais livros que a quantidade estipulada, mas a devolução deve ser feita até as 22h no balcão da Biblioteca.

Onde posso devolver os materiais retirados?

No balcão de empréstimos, na caixa de devolução de livros localizada na entrada da Biblioteca, ou na caixa de devolução de livros localizada no balcão. Apenas os materiais retirados com horário pré-estabelecido de entrega (materiais de consulta local) devem ser devolvidos, impreterivelmente, no balcão de empréstimos da Biblioteca.

Durante as férias, como funciona o empréstimo?

As publicações podem ser retiradas de acordo com o calendário letivo previamente definido pela escola.

Quantas revistas podem ser retiradas?

Não há quantidade estabelecida. Todas as revistas podem ser retiradas por 1 hora e devem ser devolvidas no balcão de empréstimos. Em caso de atraso, será cobrada multa de R$ 10,00 por dia corrido.

Empréstimo entre Bibliotecas

Como retirar uma publicação de bibliotecas de outras instituições?

O pedido deve ser encaminhado à Biblioteca pelo e-mail eeb@insper.edu.br, pelo telefone (11) 4504-2360 ou pessoalmente para que o colaborador verifique a possibilidade do empréstimo.

Reserva de Publicações

De que código e senha eu preciso para reservar/renovar uma publicação?

Alunos: nome de usuário.
Senha: mesma de acesso ao Blackboard
Funcionários e Professores: nome de usuário.
Senha: mesma de rede.

Quando o livro reservado está disponível, é considerado o fim de semana?

São calculadas 24 horas a partir do momento em que o livro está liberado. Somente o domingo não é considerado, pois no sábado há expediente na Biblioteca das 8h às 17h.

Posso cancelar uma reserva?

Sim:

  • Entre no portal da Biblioteca;
  • Selecione Renovação de obras/Cancelamento de reservas;
  • Digite seu código de usuário e senha;
  • No ícone reservas, selecione e apague as reservas que desejar.

Quantas obras posso reservar ao mesmo tempo?

É possível reservar 4 (quatro) obras.

Renovação de Empréstimo

Como posso renovar um empréstimo?

Siga os passos abaixo ou acesse o manual de renovação, disponível no portal da Biblioteca:

  • Entre no portal da Biblioteca;
  • Selecione o link Renovação de obras/Cancelamento de reservas;
  • Digite nome de usuário e senha;
  • No ícone renovação, selecione as publicações;
  • Confirme a renovação (ao fazê-lo, clique somente 1 (uma) vez no ícone de renovação).

OBSERVAÇÃO: Somente serão renovadas, por no máximo 4 (quatro) vezes as publicações que não possuem reserva e estão no prazo de entrega.
Não é possível renovar por telefone, pois é necessária a inserção da senha no sistema.

Insper Junior Consulting

Quantos materiais a Empresa Júnior pode solicitar?

É possível o empréstimo de até 12 livros e 5 exemplares de cada tipo de publicação por um prazo de 7 dias corridos.

Caso haja atraso que incorra em multa da Empresa Júnior, perda ou dano nos exemplares, quem é o responsável?

No início de cada semestre, o novo presidente assina um documento junto à Biblioteca se responsabilizando por quaisquer ônus ou dano do material retirado em nome da Empresa Júnior. Logo, havendo algum problema, o cadastro da empresa e o do presidente são imediatamente bloqueados para uso.

Livros pertencentes à Bibliografia

Por que a Biblioteca tem limites para aquisição de livros citados na bibliografia da graduação?

É a política instituída pelo Ministério da Educação. A cada 4,99 alunos, é comprado 1 exemplar da bibliografia básica; da bibliografia complementar são disponibilizados 2 exemplares. Nos dois casos, sempre 1 exemplar é destinado a consulta local. Mesmo porque a boa qualidade do acervo se dá pela diversidade de abordagens sobre os variados temas, e não pela quantidade de exemplares do mesmo título.

Qual o critério adotado pela Biblioteca para a compra de livros pertencentes à bibliografia do MBA e Certificates?

Para cada título pertencente à bibliografia básica ou complementar, são comprados 3 exemplares para a Biblioteca, sendo 1 destinado a consulta local.

Qual o critério adotado pela Biblioteca para a compra de livros pertencentes à bibliografia do LLM?

A quantidade de exemplares adquiridos é definida pela coordenação; 2 livros para a bibliografia básica e 1 para complementar porém, sempre 1 exemplar estará disponível para consulta local.

Qual o critério adotado pela Biblioteca para a compra de livros pertencentes à bibliografia do Mestrado?

Para cada título pertencente à bibliografia básica, são adquiridos 6 exemplares, e para a bibliografia complementar, 6 exemplares para a Biblioteca. 1 exemplar de cada é destinado a consulta local.

Onde posso verificar qual a bibliografia utilizada na disciplina que estou cursando?

A bibliografia está disponível no Blackboard. Além disso, existem pastas identificadas por curso próximas aos computadores de consulta ao catálogo, em que constam essas informações.

O que significam essas bolinhas coloridas coladas nos livros?

Significam que esses materiais fazem parte da bibliografia básica ou complementar do curso, e que os exemplares marcados são para empréstimo local ou noturno.
bolinhas vermelhas = bibliografia da graduação;
bolinhas verdes = bibliografia do Mestrado;
bolinhas pratas = bibliografia do Doutorado;
bolinhas amarelas = bibliografia da ANPEC.

Qual o número máximo de empréstimos para livro de consulta pertencente à bibliografia?

Um título por usuário.

Multas

Qual o valor da multa cobrada pelo atraso de materiais?

O não cumprimento do prazo de devolução, implica na cobrança do valor de R$3,00 por volume.
No caso de obras da bibliografia e revistas, o valor da multa é de R$10,00, para a entrega após o horário estabelecido no mesmo dia, e para cada dia adicional de atraso.

A multa é cobrada aos finais de semana?

Sim, as multas são cobradas por dia corrido, incluindo sábados, domingos, feriados e emendas de feriados.

Sala de Estudos

É possível reservar sala de estudo em grupo?

Sim. As reservas são exclusivas para alunos da Pós Graduação e Educação Executiva, para utilização à partir das 18h durante a semana, aos sábados o uso é livre para todos os cursos.  Clique aqui e saiba mais.

Sala de Vídeo

É possível reservar a sala de vídeo?

Somente para exibição de filmes contidos na coleção da Biblioteca ou de títulos indicados por professores.

Empréstimo de materiais diversos

A Biblioteca dispõe de notebook e cabo de rede para empréstimo?

Não. Somente os professores podem solicitar o empréstimo para uso em aula no Help Desk.

Cases

Os casos estão disponíveis na Biblioteca?

Não. São considerados materiais de apoio didático às aulas, logo, são distribuídos na sala pelo professor ou pelo Atendimento.

Sou professor: como verificar a disponibilidade de um caso para aplicação em aula?

É necessário procurar o DEA – Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, dea@insper.edu.br – para que o treinamento sobre consulta da ferramenta CUCA, voltada à seleção de casos, seja realizado.

Assinatura da Revista de Economia e Administração – Insper

Como obter informações sobre a assinatura da Revista?

Devido a mudanças estratégicas na área de pesquisa de nossa instituição, a Revista de Economia e Administração foi descontinuada.

Agradecemos seu interesse pela Revista e colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas: revista@insper.edu.br

Toda a coleção da revista com os artigos já publicados, podem ser acessadas no site da Revista

É possível visualizar o texto completo dos artigos da Revista no site?

Toda a coleção da revista com os artigos já publicados, podem ser acessadas no site da Revista

Os alunos recebem exemplares da Revista?

Não. A Revista está disponível apenas para compra. Porém, a Biblioteca disponibiliza as edições para empréstimo.

Outras publicações do Insper

Como adquirir as publicações do Insper?

As publicações mais antigas, dos anos 80 e 90, foram editadas pelo antigo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, mantenedor da editora, localizada no RJ. A editora foi extinta e as obras estão esgotadas, mas podem ser procuradas para aquisição em sebos. As publicações mais recentes são editadas em parceria com algumas editoras e devem ser procuradas na própria editora ou em livrarias convencionais.

Sugestões

Como posso sugerir livros para a Biblioteca?

As sugestões de livros poderão ser enviadas para o e-mail biblioteca@insper.edu.br, e serão avaliadas pela coordenação do curso do aluno para compra.

Fotocópia de Artigos

Posso tirar cópia das obras?

Não é permitida a cópia de livros no setor de Reprografia, de acordo com a lei de Direitos Autorais. Com relação às revistas, podem ser copiadas, desde que não haja restrição explícita na publicação.

Notebook

Não consigo acessar a rede do Insper. O que faço?

Nesse caso, é necessário procurar o Help Desk para que se realize toda a configuração. (O contato está disponível no portal do aluno, ou pelo tel.: 4504-2550).

Ex-alunos

Ex-alunos podem utilizar a Biblioteca?

Sim, ao se formar o aluno passa a fazer parte da comunidade Alumni (alumni.insper.edu.br), terão acesso ao empréstimo de publicações e às bases de dados bibliográficos à distância.

Geral

Qual o horário de funcionamento da Reprografia? Quais serviços prestados?

De segunda a sexta, das 7h00 às 22h00, e aos sábados, das 8h00 às 17h00. Oferecem serviços de fax, impressão e digitalização mediante pagamento de taxas estipuladas. É possível comprar cotas de impressão. Para maiores informações, favor dirigir-se à Reprografia.

Como verificar o saldo de cotas e o histórico de impressões?

Todas as informações podem ser verificadas no Portal do Aluno

Onde são guardadas as impressões esquecidas?

No setor de Reprografia.

Recursos de busca

Temos acesso a artigos pelo site da Biblioteca?

Os artigos em texto completo estão disponíveis através do ícone Bases de Dados no site da Biblioteca. Após selecionar a base desejada, é só fazer a pesquisa.

Quais são os títulos de revista que têm artigos em texto completo?

Há uma lista, no site da Biblioteca, de todos os títulos de revistas eletrônicas em texto completo no link Coleção de Revistas.

Quais bases de dados a Biblioteca possui?

Bases de dados de artigos de periódicos:

  • Portal de Periódicos da Capes, com acesso a diversas bases
  • Ebsco, com acesso as principais bases da área de Economia e Administração
  • Juris Síntese Online
  • Jstor
  • Lexis Nexis Academic
  • RT Online
  • Scopus
  • Journal Citation Report – JCR
  • Web of Science

Bases de dados econômico-financeiros:

  • Bloomberg
  • BOP – Balance of Payment
  • Data Stream
  • Economática
  • Euromonitor
  • IFS – International Financial Statistics
  • Thomson Reuters Advanced Analytics
  • World Development Indicators

Para orientações sobre como usar as bases, favor consultar as bibliotecárias de Orientação à Pesquisa.

A maioria das senhas de acesso às bases de dados está fixada nas baias dos computadores. Para as demais, favor solicitar a senha no balcão, conforme informado na página das bases de dados.

Quais bases de dados posso acessar fora do Insper?

Todas as bases de dados que são de acesso online, via navegador de internet, podem ser acessadas de fora do Insper, configurando o seu navegador para acesso via proxy. Acesse o manual aqui da conexão Proxy

Acesso a sites de revistas

Quais são os sites de jornais e revistas em que o acesso é local?

As revistas impressas assinadas pela Biblioteca possuem códigos de assinantes que podem ser logados nos micros da Biblioteca para que os usuários naveguem pelos sites. Revistas: Bloomberg Businessweek, The Economist, Época, Época Negócios, Exame, Harvard Business Brasil, HSM Management, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Revista de Economia Política, Revista Piauí, Revista Mundo PM, Veja, Você S/A, Revista Capital Aberto. Jornais: Jornal Valor Econômico, Estado de SP, Folha de SP, O Globo.

O acesso aos sites é restrito às dependências da Biblioteca, devendo o funcionário digitar a respectiva senha de acesso.

Perda de materiais

Perdi um livro da biblioteca! E agora?

Se você perdeu um livro que pertence à biblioteca será necessário realizar a reposição do material.

Em primeiro lugar, compareça à biblioteca e comunique a perda do livro.

Preencha o formulário de reposição de obras extraviadas, fornecido pela biblioteca.

Você terá o prazo de 30 dias, caso o material seja importado e 15 dias em caso de livros nacionais – sem que o seu registro seja bloqueado – para apresentar um novo exemplar, da mesma edição daquele que foi perdido ou de edições mais recentes.

A compra pode ser realizada em livrarias, sebos ou, se preferir, pela internet. Você pode acessar os seguintes sites: Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br), Livraria Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Livraria da Travessa (www.travessa.com.br), Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br), entre outros.

Não achei o livro para comprar. O que devo fazer?

Se o material não estiver disponível para compra, é preciso avisar a biblioteca, a qual solicitará a um docente a indicação de outro título, com assunto semelhante ao do livro que foi extraviado.

Assim que adquirir a obra, basta entregá-la para a biblioteca.