Plágio

Como não cometer plágio? Honestidade acadêmica

Cuidado para não utilizar textos ou trabalhos de outras pessoas como se fosse próprio, isto é uma infração contra os direitos autorais. Lembre-se que, ao utilizar e citar textos ou ideias de outros se deve fazer a citação corretamente.

Os trabalhos desenvolvidos durante o curso devem ser originais e de autoria do próprio aluno. Atitudes desonestas na resolução de provas, exercícios ou elaboração de trabalhos que tentem impedir a justa avaliação dos professores serão consideradas fraudes, estando sujeito à aplicação do código de ética por infração de plágio ou desonestidade intelectual.

Plágio é apresentar como próprio o trabalho feito por outra pessoa e pode ser detectado de diversas formas. Os professores e orientadores dos trabalhos estão muito familiarizados com a literatura relativa à disciplina, área e assuntos abordados e ainda contam com a ajuda de programas de detecção de plágio que comparam trabalhos dos alunos com diversas fontes. Acesse a integra da cartilha de plágio e saiba mais!

Para evitar ocorrências de plágio devem-se desenvolver boas habilidades de escrita acadêmica, tais como: técnicas eficazes para fazer anotações, citar, parafrasear e recapitular. Para ajudar neste processo recomendamos a utilização da ferramenta Mendeley, que faz a gestão das citações e auxilia na elaboração das referências de acordo com as normas da ABNT.