O alumnus Henrique Mariano (MBA 2008) deu início a sua própria consultoria de negócios. Confira na entrevista abaixo os principais desafios que ele enfrentou ao abrir esse negócio.

Conte brevemente sobre sua trajetória profissional e o que te levou a querer abrir sua própria consultoria.

Eu já atuei em várias áreas incluindo Tecnologia, Gestão de Projetos, Processos, Operações, Vendas e Desenvolvimento de novos negócios, e desde as primeiras aulas do MBA a cerca de 10 anos, o meu interesse por empreendedorismo foi aumentando, pois eu queria ver a empresa como um todo e compreender melhor todas as suas engrenagens, de forma que naturalmente, eu fui me tornando mais generalista. E meu propósito é simplificar e apoiar o desenvolvimento de novos empreendedores.

Desde quando a “Henrique Mariano Business Consulting” existe e quais as principais áreas de atuação da consultoria?

Alguns trabalhos já vinham sendo desenvolvidos em paralelo com outras atividades, sendo que o lançamento oficial da consultoria aconteceu em 2015. E o nosso foco é ajudar os empreendedores a transformarem suas ideias em negócios, incluindo todas as fases da concepção (empatia, problema, necessidade e solução), bem como, do processo de criação e evolução das startups. Além disso, nós atuamos também nas áreas específicas de Gestão de projetos e processos, Governança e Suporte ao acesso a mercados internacionais. Assim, é possível ajudar o empreendedor a evitar algumas armadilhas, a entender melhor os prazos de maturação, além de prepará-lo de forma mais eficaz para os desafios que estão por vir.

Fale sobre as ferramentas e conhecimentos que você adquiriu no Insper que te ajudam até hoje no seu dia a dia.

O curso do MBA do Insper auxiliou muito no meu desenvolvimento e na expansão do meu conhecimento, pois além da qualidade técnica dos professores, a troca de informações entre os participantes é riquíssima, permitindo um amplo desenvolvimento profissional, e que foi fundamental para o meu sucesso em cargos de gestão. E além das salas de aulas, eu utilizo muito a biblioteca para complementação dos estudos, os eventos para manutenção do conhecimento, e também as competições anuais de planos de negócio (“Empreenda”). E é interessante ressaltar que até hoje, eu mantenho o hábito dessas atividades e tenho certeza que isso faz a diferença na minha carreira.

O que te motiva voltar a Escola e estar sempre presente mesmo depois de vários anos de formado.

O que mais me motiva voltar a Escola, além da oportunidade de atuação em processos de mentoria, é estar perto das novas tendências, em um ambiente profissional que favorece a troca de ideias e o desenvolvimento de negócios atraentes e com grande potencial de crescimento. Além disso, no meu ponto de vista, o modelo do Insper voltado para os alunos e ex-alunos fortalece a nossa comunidade e a transforma em um campo fértil de soluções que geram esperança para o país ter um destaque muito maior… E eu acredito que a força para melhorar o pais virá de iniciativas como a nossa, que buscam a excelência e a ética… Vamos juntos mudar o Brasil e o mundo para melhor!

Conheça mais detalhes sobre consultoria para empreendedores em www.hmariano.com.br .