Maura Fogaça (ADM 2009) conta sobre sua experiência na Foundation For Global Sustainability (FFGS) em Zurique, Suíça

Iniciando sua carreira como trainee numa área de análise de investimentos, Maura Fogaça (ADM 2009) conta como resolveu direcionar sua carreira a causas não apenas financeiras, mas também ambientais e sociais. Na entrevista abaixo, ela conta sobre essa mudança na sua trajetória profissional e sua atuação na Foundation For Global Sustainability (FFGS), em Zurique.

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional e qual foi o momento que você decidiu direcionar sua carreira à causas voltadas ao meio ambiente?

Me graduei em Administração pelo Insper e depois participei do tão sonhado programa de trainee. Trabalhava com análise de investimentos na época e gostava muito do meu trabalho. Porém, as notícias que lia sobre as mudanças que estavam acontecendo no mercado com relação ao desenvolvimento do Triple Bottom Line (ou tripé da sustentabilidade), o framework que mede a performance de uma empresa com relação ao seu desempenho financeiro, ambiental e social junto com minha releitura do livro A Estratégia do Oceano Azul de W. Chan Kim, Renée Mauborgne me fizeram perceber que estava na hora de mudar minha perspectiva. Eu queria fazer parte de toda essa mudança, e foi então que decidi fazer um mestrado na Universidade Bocconi em Milão em Green Management, Energy and Corporate Social Responsibility e comecei a direcionar minha carreira a causas não apenas financeiras, mas também ambientais e sociais.

Atualmente você atua na Foundation For Global Sustainability (FFGS). Conte um pouco dessa experiência e como conheceu essa fundação.

Me mudei para Zurique no final de 2014 e já admirava o trabalho da FFGS. Decidi participar do processo seletivo para participar da Campanha FUTUREISCLEAN, muito comentada aqui na Suíça dado que apoia o projeto da Solar Impulse, uma iniciativa de empreendedores suíços. O processo deu certo e estou muito realizada por poder colaborar com essa campanha.

Fale um pouco mais sobre a FUTUREISCLEAN e como é participar ativamente nessa campanha. Se puder, conte um pouco também sobre a COP21.

A Campanha FUTUREISCLEAN busca engajar organizações e empresas ao redor do mundo que apoiem o motim “Eu quero ações concretas para um futuro limpo”. A Solar Impulse está atualmente fazendo a primeira tentativa de volta ao mundo a bordo de um avião solar, o que está totalmente alinhado ao motim. O objetivo é que o avião sirva como uma inspiração para as demais organizações para mostrar que é possível encontrar novas alternativas para que tenhamos um futuro mais limpo.

Através do apoio de organizações e empresas ao redor do mundo, a Campanha FUTUREISCLEAN busca mostrar aos tomadores de decisão que participarão da COP21, que este ano será realizada em Paris, o quão engajadas estão as organizações de cada país com relação a ações para um futuro mais limpo. Além disso, busca também ressaltar a responsabilidade por parte desses líderes, já que todos nós estaremos atentos ao acordo global sobre mudanças climáticas que será definido durante este evento.

Qual dica você pode dar aos alumni que também têm vontade de se envolver em campanhas como essa?

Para os alumni que queiram participar de ações como esta, sugiro que busquem informações sobre os movimentos que estão acontecendo em diversas partes do mundo. Cada país possui um entendimento sobre sua maneira de lidar com questões ambientais e sociais e, para dar certo, acho que seja importante se engajar em ações que estejam alinhadas aos seus valores, sua paixão e o que acredita que realmente pode gerar um impacto na sociedade. Existem muitas formas de participar desse momento de mudança no chamado business-as-usual, cabe a cada um de nós compreender o que nos motiva e ir atrás disso.

Se você quer ajudar essa campanha, acesse o site: www.futureisclean.org e clique em “I agree”.