João Furlan (ADM 2003) lança seu livro sobre liderança

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Depois de 2 anos e meio de dedicação, nosso alumnus João Furlan (ADM 2003) acaba de lançar seu primeiro livro sobre liderança, o “FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”. Saiba mais na entrevista abaixo.

 

joao_furlan02

Lançamento do livro

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional e os aspectos que te levaram a se interessar pelo tema liderança.

O início de meu interesse pelo tema liderança iniciou justamente no próprio Insper. A primeira experiência como gestor que tive foi ao fundar e presidir o Diretório Acadêmico Insper junto a 20 colegas. Uma das principais dificuldades que encontrei neste primeiro desafio foi como engajar pessoas que são voluntárias para darem o melhor de si para a organização. Logo após terminar a faculdade, embarquei em outro programa de formação de liderança, o Programa de Trainees da Whirlpool e lá já existia esta ênfase em acelerar a conversão de potencial de liderança em comportamentos de líder. Após concluir o programa, surgiu a oportunidade de juntar-me à AIESEC, maior organização de estudantes do mundo, para fazer intercâmbio para trabalhar em outro país. Larguei tudo e fui morar nas Filipinas Lá, o presidente e fundador da empresa em que eu trabalhava, resolveu apostar em mim e me promoveu de Trainee em Marketing a Diretor de Marketing e Vendas, já que era uma empresa pequena e me colocou na função para que eu iniciasse uma nova unidade de negócios da organização. tive que contratar meu primeiro funcionário, montar a missão, visão, valores, processos, plano de negócios, metas, etc… da nova organização. Neste momento, isolado do outro lado do mundo, realmente a leitura de livros como “Feitas para Durar”, “O ponto da Virada”, foram fundamentais para que eu aprendesse mais sobre liderança e gestão. No entanto, fui aprender após muitos anos que o grande acelerador daquela experiência foi, acima de tudo, ter um mentor próximo me orientando – no caso o presidente da empresa – o fator que fez a diferença para suceder no papel tão importante na organização com tão pouca experiência.

Quando voltei ao Brasil quase 2 anos depois, já me tornei gerente de Marketing de uma grande corporação, a Associated British Foods, foi um trabalho que antes eu poderia chamar “de meus sonhos”– ser gerente de Marketing em uma grande multinacional de bens de consumo, mas naquele ponto, minha missão pessoal já havia se transformado e eu queria apoiar a mudar o Brasil, sobretudo a partir da Educação e formação de pessoas. Foi aí que montei, em 2007 a ENORA Leaders, e tornei-me aos 25 anos CEO da organização, com todos os desafios que a função demanda. A partir daí, estudar, aprender e compartilhar liderança tornaram-se o fim e não apenas o meio, para atingir resultados para o negócio.

 

Você acabou de lançar seu livro o “FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”. Conte um pouco sobre ele e os principais desafios que encontrou ao longo do processo.

joao_furlan01

Lançamento do livro

O “FLAPS!” é resultado de minha pesquisa e peregrinação por grandes centros de liderança do mundo, como o próprio Insper, Harvard e o Center for Creative Leadership, mas acima de tudo, é resultado da prática de conceitos de liderança e o registro daquilo que empiricamente vi dar certo ao liderar projetos e iniciativas, ao longo destes anos como empreendedor e presidente de empresa., Tenho a crença que só conseguiremos as mudanças a partir de líderes que a “puxem” e por esta razão montei este método para acelerar em jovens sua capacidade de liderar (FLAPS quer dizer ‘Furlan Leadership Accelaration and People Management System’) e gerir pessoas, para que aprendam de forma estruturada essa parte tão comportamental da área de negócios.

Um dos maiores desafios que tive neste caminho foi estudar mais de 80 livros sobre áreas que não eram foco em minha carreira sendo um Administrador de Empresas como Psicologia, Inteligência Emocional e Neurociência, para compreender como aprendemos, engajamos, resolvemos conflitos, damos feedback, compartilhamos nossa visão, entre tantos outros desafios do dia-a-dia do líder e como tudo é processado em nosso cérebro, para gerar mudanças em nosso comportamento e no dos outros. Outro desafio importante foi justamente traduzir algo tão complexo como o comportamento humano e neurodinâmica, que envolve palavras como sinapses, hipotálamo e neurotransmissores em algo simples que justamente atingisse os jovens. Agora, o maior desafio de todos para um autor que também é executivo, sem dúvida é manter o foco ao longo de tanto tempo, afinal foram quase 3 anos escrevendo, entre viagens, reuniões e palestras, para cumprir este primeiro trabalho literário.

 

Como o Insper, ao longo da sua história, te incentivou a explorar esse assunto?

O Insper sempre foi e sempre será a escola de meu coração. O incentivo veio de diversas formas, desde as primeiras oportunidades para liderar, como o apoio à criação do Diretório Acadêmico pelo Cláudio Haddad quando estávamos em um pequeno prédio na Rua Maestro Cardim até a chance de encontrar grandes líderes na CEA (Comissão Externa de Avaliação) em nosso encontro anual e frequentar encontros de rotina com novos e futuros líderes em nosso Programa de Bolsas e Comunidade Alumni.

joao_furlan03

João e seu livro

Ex-professores queridos de meu tempo de graduação que também são autores, como o Sérgio Lazzarini e Carlos Melo, também foram importantes inspirações e companheiros de trocas de conhecimento ao longo destes muitos anos já de formado – por exemplo o Sérgio revisou meu primeiro artigo para um jornal e o Carlos me convidou para mediar um debate sobre política no Brasil entre ele e o Marcos Lisboa. Existe realmente em nossa Comunidade Insper inúmeras oportunidades para se aprender liderança, como as organizações estudantis, cada vez mais próximas da Escola, os encontros do Insper Carreiras como o que participei junto a Sofia Esteves da Cia de Talentos no ano passado, os encontros do Alumni – aliás arrepiei no final do ano passado quando vi a bateria da Atlética Insper tão grande e harmoniosa – aquilo sim é liderança!

Na verdade, são todas oportunidades para se aprender e explorar liderança, afinal a definição que coloco no livro é que “Liderança é um processo de mobilizar pessoas em uma direção para se atingir resultados esperados” e, o que eu posso dizer nestes 16 anos de relacionamento com o Insper, com tudo isso que acontece dia-a-dia em nossa comunidade, é que estamos alcançando resultados cada vez maiores e mais surpreendentes, e estou ansioso em fazer parte do que ainda está por vir.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco