Alumni em Destaque – Renata Leal Costa e Renato Steinberg

Renata LealRenata Leal Costa – MBA – 2004
Sócia da Office&Co. Escritórios Inteligentes

Em 1990, no Rio de Janeiro, abriu com suas irmãs seu primeiro negócio, uma gráfica para pequenas tiragens. Em 1998 veio para São Paulo, onde mudou para o mundo corporativo, assumindo a gerência Administrativa e de Recursos Humanos da multinacional japonesa Komatsu Brasil Internacional. Em 2008, mudou de ramo e tornou-se Diretora Administrativa da editora e distribuidora de Home Vídeo. Em 2011 voltou a empreender, inaugurando a Office&Co., que oferece à empreendedores a oportunidade de ter um local de trabalho, sem ter que arcar com os custos iniciais e burocracia de montar um escritório.

1) Qual a principal diferença entre trabalhar no negócio próprio ou para outras pessoas?
Acredito que a principal diferença seja a visão geral do negócio. Sendo seu próprio empreendimento, por mais que você tenha pessoas para quem você delega várias tarefas, você precisa conhecer tudo. Trabalhando para outras pessoas, esse conhecimento nem sempre é tão profundo.

2) Quando você decidiu empreender, qual foi seu principal seu receio?
Meu maior receio foi do negócio não dar certo. Por mais que tenha feito pesquisa, planilhas e mais planilhas, estudo de custos, etc., certeza de sucesso eu não tinha. Eu criei uma faixa específica dentro de um segmento de mercado que não existia então não tinha com quem comparar.

3) Se pudesse passar apenas uma dica para quem quer empreender, qual seria?
Trabalhe em algo que te traga prazer. A responsabilidade é grande, os riscos são grandes. Então tente buscar um ramo de atuação que faça com que você não tenha horror das segundas-feiras e que te faça ter vontade e orgulho de divulgar seu negócio.

Renato SteinbergRenato Steinberg – MBA – 2008
Fundador e Diretor da rede social de moda Fashion.me

Iniciou sua carreira em 1997 como estagiário na antiga Hedging-Griffo, corretora de Valores S/A, onde trabalhou por 12 anos até se tornar sócio e o executivo responsável pela área de tecnologia. Em 2009 decidiu se juntar a Flavio Pripas para estruturar o Fashion.me, quando percebeu que a brincadeira que havia começado no ano anterior tinha um potencial enorme de se tornar um caso de sucesso da Internet brasileira e mundial. Desde então vem trabalhando para transformar o Fashion.me na maior e melhor rede social de moda na Internet.

Quando você trabalha em uma empresa que não é sua, geralmente você tem uma tarefa ou uma área específica que você tem que se preocupar. Você se especializa naquilo e mesmo que você conheça as outras áreas da empresa, existem outras pessoas que são responsáveis por elas. Quando a empresa é sua tudo é sua responsabilidade. Você passa a ver a empresa como um todo. Outra diferença grande é a compensação. Quando você trabalha para alguém, no fim do mês você vai receber um salário, na sua empresa isso pode não ser verdade, mas em compensação se a sua empresa der lucro, você provavelmente vai ganhar mais do que ganharia. Por ultimo tem o sonho. Quando a empresa é sua, é o seu sonho que está sendo realizado. Você decide qual é a melhor forma de buscar o objetivo que você tem para a empresa.

2) Quando você decidiu empreender, qual foi seu principal seu receio?
O principal receio é não dar certo, mas mais do que isto, o medo de tomar as decisões erradas. Quando você decide empreender, você aposta não só o dinheiro que vai no começo do negócio, mas muito tempo e a sua reputação em uma coisa que depende de muito empenho, inteligência e muita sorte. O medo não é de falhar, mas de parar de acreditar que pode dar certo.

3) Se pudesse passar apenas uma dica para quem quer empreender, qual seria?
A primeira coisa é: Vai lá e faz. Muita gente tem vontade de empreender e fica esperando ter a idéia fabulosa que vai mudar o mundo ou então fica esperando o momento que seja melhor para sair do emprego. Isto é procrastinação. A melhor hora para começar um negócio é agora, mesmo que você ainda não saiba muito bem o que fazer e como fazer. Com tempo e testando sempre o mercado as coisas ficam mais claras.