Gustavo Joaquim (ECO 2011) faz as malas, para cursar o programa de Economia do MIT

Aceito no programa de Ph.D. com bolsa de estudos em oito faculdades americanas, Gustavo Joaquim (ECO 2011) faz as malas no próximo mês de setembro, para cursar o programa de Economia do MIT. Também chamado por Stanford, Yale, Universidade de Chicago, Princeton, NYU, Columbia e Northwestern, ele escolheu o MIT porque, segundo ele, é o “sonho de consumo” dos alunos que aplicam.

Ainda como aluno da graduação de Economia no Insper, entre 2008 e 2011, Joaquim começou a se interessar por pesquisa científica. Apoiado por professores e colegas, partiu para a carreira acadêmica, logo após a formação, iniciando pelo Mestrado, na PUC-Rio. Confira a breve entrevista onde ele fala sobre esta nova fase de sua  carreira.

Por que você quis fazer Ph.D.?

De uma forma ampla, o que me levou a procurar o Ph.D. foi um interesse genuíno na pesquisa acadêmica em Economia. Esse interesse nasceu no Insper, onde fiz Graduação, e se desenvolveu e tomou forma no Mestrado, que fiz na PUC-Rio.

Quem te estimulou a procurar o Ph.D. e estas instituições?

Muitos professores e colegas de turma fizeram parte dessa decisão. A primeira decisão foi a de fazer o mestrado e, nesse sentido, os professores Marcelo Moura e Marco Lyrio, do Insper, sempre me estimularam muito. A partir daí, já no mestrado, os professores Vinicius Carrasco e Leonardo Rezende, da PUC-Rio, e o João Manoel P. de Mello, que hoje está no Insper, foram muito importantes na tomada de decisão em seguir para o Ph.D. Tive, desses três últimos, um apoio e suporte incríveis, sem os quais os resultados alcançados não seriam possíveis.

Entre meus colegas, há o Felipe Alves, que foi meu companheiro no Insper e na PUC-Rio e também está indo fazer PhD nos EUA. Ele foi importante em várias dimensões, talvez mais do que seja possível descrever. Além disso, conheci na PUC-Rio a pessoa e economista mais interessante da minha vida, a Isabela Duarte, que se tornou uma incrível companheira e me apoiou incondicionalmente durante esse processo.

Por que escolheu o MIT entre as oito instituições?

Assim como em quase todas as outras instituições, no programa de Economia do MIT a área de especialização é escolhida depois de algum tempo do curso já em andamento. O MIT tem um dos melhores programas de economia do mundo e é o “sonho de consumo” da maioria dos alunos que aplicam.

Você já tem um projeto de pesquisa?

Não! Mas esse é um ponto importante: todos os alunos, ao entrarem no programa, não têm um projeto de pesquisa. São dois anos intensos de aulas para, a partir daí, começar a desenvolver um dos projetos de pesquisa que fazem parte da tese. Essa flexibilidade de entrar e depois escolher é importante pois, hoje em dia, a pesquisa em economia é muito avançada em termos metodológicos, de modo que só é possível fazer um avanço significativo após muito tempo de estudo da forma tradicional (aulas e provas)”.