Entrevista Pedro Ivo Rodrigues de Campos (ECO 2012)

Pedro Ivo Rodrigues de Campos (ECO 2012)  atuou durante três anos no Marketing do Sport Club Corinthians Paulista, desenvolvendo projetos na área de Loyalty & Trade. Atualmente, gerencia uma equipe comercial na Consultoria de Projetos Esportivos Entertainment Sports Management (ESM), onde é responsável pela realização do planejamento estratégico, a fim de desenvolver produtos e serviços diferenciados para parceiros corporativos e instituições esportivas.

O que te fez escolher trabalhar com Esportes? Alguma motivação especial? Foi algo que você sempre quis ou surgiu a oportunidade?

Dois grandes motivos me fizeram buscar de forma objetiva e intensiva o mercado esportivo. A primeira é a crença no beneficio social gerada pelo mercado de forma comparativa aos demais mercados. A cada USD 1 investido no esporte gera uma economia (externalidade positiva) de USD 2 de investimento na saúde. A pratica esportiva em si molda caráter, cria valores e tem seu papel intrínseco na formulação de uma sociedade mais madura. O segundo grande motivo foi, de fato, a oportunidade. Porém não a que me foi dada, e sim aquela que está escancarada para qualquer pessoa com o nível de capacitação que detém os alunos do Insper. Por estarmos discutindo um mercado extremamente incipiente (enquanto o mercado esportivo como um todo no Brasil gera R$ 80 bi ano, a NBA gera, sozinha, R$ 95 bi), o nível de qualificação da mão de obra é escassa. Sendo assim, a trajetória de crescimento é alavancada.

aspas_pedro

Como é trabalhar com MKT esportivo sendo formado em Economia – áreas distintas?

​Apesar da distinção teórica entre as áreas, um bom economista é treinado para ler, mapear e encontrar gaps de eficiência em qualquer mercado que atue. Acredito que minha formação em Economia me torna um profissional diferenciado, capaz de observar as movimentações do mercado de forma Macro e Micro, antecipar as decisões de grandes players e vislumbrar oportunidades ocultas para meus concorrentes. A principio existe um trabalho de conhecimento do mercado (não é uma leitura de Lance, é um conhecimento profundo sobre os ativos, propriedades, players e especificidades que caracterizam o marketing esportivo brasileiro) que uma vez superada, te garante o embasamento para inferir sobre situações específicas e prever movimentos externos.

Como você vê a valorização do Esporte no Brasil? Quais os impactos da copa do mundo no seu trabalho?

​O mercado teve um grande salto de qualidade entre os anos de 2008 e 2010. Entretanto, houve um estagnação significativa das instituições que balizam a operacionalização dos players e um certo nível de retrocesso em termos da atuação do Governo. A pratica esportiva no Brasil está andando de lado. Um mercado esportivo é tão maduro quanto a base de praticantes do esporte em questão. Novas medidas institucionais devem ser adotadas visando a maximização de esportes que não o futebol de modo a fomentar a demanda no mercado esportivo futuro.

A Copa do Mundo impactou de forma positiva em relação a oferta de produto, mix de propriedades e diversificação dos ativos porém teve um impacto negativo em relação a constituição da base de operadores do mercado (players). Em um evento pontual, um mercado incipiente tende a gerar um grande nível de “franco atiradores” e aventureiros que exploram de forma ineficiente o relacionamento (devido a falha do composto institucional que rege o mercado) de modo a consolidar trabalhos ineficazes que, de forma generalizada, atrasam o amadurecimento do mercado ao enfraquecer a estrutura de valor entregue ao mundo corporativo.

Quais seus planos para o futuro? Tem algum projeto paralelo?

O futuro a Deus pertence. Existe uma grande inquietação empreendedora dentro do meu consciente que briga constantemente para aflorar. Em termos de planejamento almejo consolidar meu conhecimento (tanto em conteúdo quanto em relacionamento) sobre o setor para propor novos rumos para minha trajetória profissional em um médio prazo.