Alumni em Destaque – Thiago de Carvalho

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Março de 2010
Jovem empreendedor

Thiago de Carvalho
Certificate in Business Administration, 2007

O alumni Thiago de Carvalho, 29 anos, é um especialista em empreendedorismo. Além de ser voluntário do Centro de Empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa desde 2006, ele também dá aulas sobre o tema e foi o único jovem escolhido para representar o Brasil e também o Insper no simpósio “Os 100 líderes do amanhã”, que acontecerá entre os dias seis e sete de maio na Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Ele comprovou na prática que é expert no tema ao montar a confecção New Captain, de underwear masculina, que virou um sucesso no mercado. Em janeiro deste ano, Thiago vendeu sua parte na empresa para encarar novos desafios. Ele acaba de assumir o cargo de gerente de planejamento para pequenas e médias empresas no Grupo Santander. Nesta entrevista, o alumni fala sobre sua trajetória profissional e sobre as estratégias que usou para montar seu negócio. E de como a pós-graduação do Insper o ajudou na carreira.

Insper – Porque você decidiu cursar o Certificate in Business Administration (CBA)?

Sou formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, mas sempre me interessei pela área de empreendedorismo. Trabalhei na DIRECTV na área de operações e depois na Telefônica, com estratégia de canais de vendas para pequenas e médias empresas. Mas sempre tive a cabeça voltada para oportunidades de novos negócios. E fazia tempo que pensava em abrir uma empresa. E o CBA veio complementar o que faltava à minha formação. Na pós eu adquiri conhecimentos de finanças, economia, administração, tudo o que precisava para desenvolver um negócio. Foi ótimo para a minha formação e para a minha carreira.

Insper – Como teve a idéia de montar a New Captain?

Primeiro tentei trazer uma marca de underwear da Argentina para o Brasil, mas não deu certo. Então decidi construir uma marca do zero aqui no Brasil. Um dos pontos fundamentais foi ter escolhido um sócio que já atuava no ramo de confecção e conhecia a fundo esta área. Outra vantagem é que a confecção estava incubada dentro da empresa do meu ex-sócio, o que diminui bastante nossos custos.

Insper – Na sua opinião, o que contribuiu para o sucesso da marca?

Fizemos um trabalho minucioso de construção da marca. Entrevistamos mais de 500 consumidores para saber que produto eles queriam. As confecções de cuecas que existiam até então no Brasil tem um posicionamento de produto defasado, antigo, sem apelo moderno. E o nosso produto, pelo contrário, era moderno, sofisticado, com grande variedade de tecidos e acabamento de primeira, feito para concorrer com os produtos da Calvin Klein. A campanha publicitária foi pensada para atingir tanto o público heterossexual como o gls. Contratamos uma assessoria de imprensa especializada em moda e, por conta disso, conseguimos aparecer em várias revistas. Depois, levávamos o material publicado pela imprensa aos lojistas, que ficavam animados com o potencial de venda e compravam nosso produto.

Insper – Como era feita a venda?

Em seis meses de operação, espalhamos nossos produtos em 70 pontos de venda por todo o Brasil. Junto com as peças, o lojista recebia um display de acrílico e cabides personalizados, o que garantia ao produto uma apresentação diferenciada, de destaque.

Insper – E a estratégia deu certo?

Muito. Em três meses já estávamos pagando nossos custos operacionais. Começamos a vender os produtos em maio do ano passado e, mesmo assim, conseguimos um faturamento anual de R$ 300 mil. Hoje eu não sou mais sócio da empresa, mas ela continua no mercado e está muito bem.

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