Alumni em Destaque – Tatiana Milan

Tatiana Milan

A alumna Tatiana Milan (ADM 2003) decidiu empreender no segmento de turismo e abriu uma franquia da TAM VIAGENS. Confira um pouco da sua experiência profissional na entrevista abaixo.

Como foi sua trajetória profissional antes da TAM VIAGENS?

O início de minha carreira foi em banco, mas como sempre tive vontade de empreender vi que, apesar da compensação financeira, eu deveria sair do banco para aprender como uma empresa funciona. Afinal, como iria me tornar empresária sem nunca ter trabalhado em uma empresa?

Foi uma decisão muito acertada, pois a dinâmica de uma empresa é muito diferente da de um banco. E foi em uma destas empresas, a Telefonica, que tive uma das experiências mais interessantes de minha carreira. Participei de um programa que chamava Trilha do Empreendedor, em que eles selecionaram quatro pessoas com perfil empreendedor de um grupo de duas mil para implantar a primeira incubadora da empresa. O projeto deu tão certo que em oito meses já tínhamos uma operação nacional com diversos varejistas e importantes players como o Carrefour e FNAC.

Após o sucesso na implantação e consolidação deste projeto, decidi que era a hora de fazer um MBA no exterior para ampliar minha visão de empreendedorismo e vivenciar novas experiências. É uma decisão muito difícil quando sua carreira está dando certo, no entanto, necessária.

Quando e por que você decidiu empreender?

A vontade de empreender sempre fez parte de minha vida e está na família também. Durante a faculdade sempre me interessei pelas matérias ligadas a empreendedorismo e a gestão de empresas. Além disso, sempre busquei experiências relacionadas ao tema, tais como trabalhar na Ibmec Jr Consulting, atual Insper Jr Consulting e todas as experiências como novos projetos nas empresas que trabalhei. Planejei minha carreira corporativa para aproveitar ao máximo os ensinamentos do mundo corporativo, como base para seguir novos caminhos constituindo minha própria empresa.

Existe algum motivo especial para entrar no segmento de turismo?

Diversos fatores me levaram a escolher o segmento de turismo. Os principais foram: aumento do fluxo nacional e internacional de turistas no Brasil; eventos catalizadores do turismo, tais como Jornada da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas; a classe AB ganhou 6 milhões de pessoas , além da inclusão da classe C no consumo de turismo, o que significaria um aumento importante na venda.

Também pesou o fato de que os paulistanos são os geradores do maior tráfego de turismo do país e também são eles os que mais gastam. Como já tinha em mente a região onde pretendia abrir o negócio, fiz uma análise da mesma e cheguei à conclusão de que a marca que melhor atenderia ao público da região era a TAM Viagens. Isso tudo sem contar meu grande interesse no segmento, por amar viajar. Aliás, quem não gosta?

Qual sugestão você dá para quem quer abrir seu próprio negócio?

Tenha muito claro seu objetivo desde o princípio, o mundo corporativo é tentador e se você trabalha bem, acaba não conseguindo sair. Conheço muitas pessoas que gostariam de abrir seu próprio negócio, têm muito potencial e seriam excelentes empreendedores, no entanto, não conseguem dar o primeiro passo.

Após tomar a decisão de partir para o empreendedorismo faça um plano de negócios detalhado, ele vai te ajudar a conhecer muito mais sobre o negócio e principalmente sobre o mercado em que ele está inserido.

É importante dizer que abrir o próprio negócio não significa ter mais tempo livre ou mais flexibilidade para fazer o que quer. Normalmente você trabalha mais, mas o retorno é gratificante porque você estará realizando um sonho e terá a possibilidade de um retorno financeiro maior, diretamente proporcional ao sucesso do seu empreendimento.

TAM VIAGENS – Loja Angélica

Fone: +55 (11) 3151-5039 / (11) 4304-7323