Alumni em Destaque – Otto Nogami

“Missão de ensinar”

Otto Nogami

MBA Executivo em Finanças, 1989

Os sonhos da adolescência de conhecer o Japão e a região histórica de Constantinopla (hoje Istambul, na Turquia) do economista Otto Nogami, 53, foram realizados graças a sua dedicação aos estudos e ao trabalho. Com o Japão, a ligação é fruto de sua ascendência e a viagem tão esperada durou quatro meses. Ele viajou (em 1984) cinco anos depois de terminar a faculdade, quando foi fazer pós-graduação em Administração Pública na Local Autonomy College, no Japão. Seu objetivo de carreira na juventude era ser Ministro da Fazenda, razão que o levou a escolher a carreira de economista.

Enquanto esteve no país, além dos estudos e desvendar os inúmeros mistérios da terra de seus avós, decidiu visitar a escola onde a avó estudou, a Saint Agnes School, em Kioto. “Conhecíamos tudo da história dela, mas eu queria uma experiência mais sensorial. Falei com a diretora, visitei os lugares onde ela ficava na escola, vi os históricos escolares, foi ótimo”, conta.

Já na região de Constantinopla, objeto de seus sonhos nas aulas de história, Otto teve a oportunidade de visitar em uma missão da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) há dez anos. “Ter viajado a trabalho não atrapalhou. Tudo foi muito melhor do que eu esperava, pois o lugar é realmente mágico. Uma visão magnífica é a dos minaretes (torres) das mesquitas durante o pôr-do-sol”, lembra.

Muito dedicado aos estudos, além da pós-graduação, Nogami participou da 6ª turma do MBA Executivo em Finanças do Ibmec São Paulo, em 1988/1989. Dez anos depois cursou mestrado em economia e, no próximo ano, pretende defender sua tese de doutorado sobre custos de produção e inflação. “Todos os cursos que fiz foram escolhidos para servir de sustentação nas áreas em que eu trabalhava ou pretendia atuar”, explica.

Sua dedicação sempre gerou frutos. Depois de terminar o MBA, por exemplo, ele passou de gerente de Planejamento da Tigre S.A. a diretor de corporate finance da HB Investimentos S/A e participou como membro consultivo da holding da instituição. Seis anos depois, Otto decidiu mudar e ingressou como sócio em uma administradora de fundos. Com sólido conhecimento na área, em 2004 optou por abrir sua própria empresa que atua no mesmo ramo, a Nogami Participações Ltda. “Sentia necessidade de ampliar meus horizontes e com a experiência que adquiri acreditei que seria possível me adaptar à concorrência do mercado. Sigo firme até hoje”, diz.

O sonho de ser Ministro da Fazenda ele deixou para trás, na década de 80, quando foi convidado a fazer parte da assessoria econômica do Ministro do Trabalho além de ter tido a oportunidade de integrar várias áreas no Governo Federal. “Passei oito anos trabalhando no governo. Não cheguei a ministro, mas com tudo que aprendi me senti realizado e decidi partir para a vida empresarial, em 1987”, conta o economista.

Uma idéia, porém, nunca lhe saiu da cabeça: a de lecionar e transmitir seus conhecimentos a muitas pessoas. O convite para ser professor veio em 2000, de um ex-diretor dos programas corporativos do Ibmec São Paulo. As aulas que ministra são Economia de Empresas, Ambiente Econômico Global e Finanças Internacionais. “Conheci-o enquanto eu e meus colegas de turma do MBA fazíamos reuniões para montar uma associação de ex-alunos, pois criamos fortes laços na época. Este esboço contribuiu para a criação do projeto Alumni do Ibmec São Paulo”, conta, orgulhoso.

Casado e pai de dois meninos, Nogami faz o possível e o impossível para estar sempre presente. Nas férias escolares, viaja com a família e dedica todo o seu tempo e planos para estar com eles. Além disso, como dá aulas em MBAs de várias escolas do país durante todos os finais de semana letivos do ano, sempre que possível “carrega a turma junto”.

Para se distrair e manter a saúde em dia, há seis anos ele participa de maratonas pelo país. O sonho é correr em Nova York, Chicago e Paris, mas seu dia-a-dia permite apenas provas pelo Brasil. “Meu treino é feito quando chego cedo nas cidades nas quais dou aula, nos finais de semana. Não tenho como estipular uma agenda fixa, mas sempre que possível eu corro”, conta.

Este ano, surgiu uma nova atribuição na sua vida profissional. Otto foi convidado para ser vice-coordenador geral dos Programas de MBA do Ibmec São Paulo. “Não era algo esperado. Diante da surpresa precisei de um dia para colocar meus pensamentos em ordem, mas quando me vi fazendo planos para a instituição , percebi que era impossível recusar o convite”, diz.

Desde então, ele divide seu tempo entre o trabalho na sua empresa, as aulas e a vice-coordenação dos programas de MBA. Nos seus planos de longo prazo, estão mudar-se com a família para o exterior e fazer seu pós-doutorado. Entretanto, quando questionado sobre o futuro, suas convicções transparecem: “Não deixarei o Brasil nunca, mesmo morando um tempo fora é aqui que quero ficar para sempre. Outra certeza que carrego é que vou me aposentar dando aula, pois amo esta profissão”, conclui o incansável economista.

por: Maira Sester