Alumni em Destaque – César Eduardo da Silva

“Destaque Nacional”

César Eduardo da Silva
Administração, 2006

cesar-eduardo-silvaQuando recebeu o comunicado de que obteve a maior nota nacional em Administração na 3ª edição do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), divulgado pelo Ministério da Educação, em maio passado, César Eduardo da Silva, 23, sentiu o reconhecimento por seus esforços. A colocação deu-lhe direito a uma bolsa de estudos – para mestrado ou doutorado – da Fundação Capes, com validade de dois anos. “O mais importante disso tudo é que a premiação acelerou minha decisão por realizar um MBA no exterior”, conta.

Como não há nenhuma escola internacional na lista de opções da Capes, ele planeja ceder sua bolsa ao segundo colocado e já começou a reservar as economias necessárias para o curso fora do país.

“Muitas vezes tive que escolher entre boas oportunidades, mas sempre mantive meu foco, sei exatamente onde quero chegar. Então fazer as opções certas não foi tão difícil. Passei no vestibular de duas das melhores instituições do mercado e optei pelo IBMEC SÃO PAULO porque tinha consciência de que o programa fornecia o que eu precisava para trabalhar no mercado financeiro, que era meu objetivo”, explica.

Antes de realizar o sonho de trabalhar em bancos, ele estagiou em uma consultoria, em 2005, e percebeu que não era o seu lugar. Três meses depois, surgiu uma oportunidade na área de crédito do Citibank, a qual ele aceitou, sem esquecer seu plano de carreira: trabalhar com fundos que envolvem capitais de risco. “Desde meados da graduação pretendia trabalhar com private equity, por exemplo”.

No último ano da faculdade, em 2006, ele participou do Programa de Trainee do Itaú BBA, o qual lhe proporcionou novas experiências, mas a instituição não possuía a área almejada. Neste período, outra grande mudança na sua vida foi a saída da casa dos pais. “Como morávamos em Santo André, estudar e trabalhar em São Paulo era muito desgastante. Decidi dividir um apartamento com amigos da faculdade e foi ótimo. Ficamos mais responsáveis e somos grandes amigos. Cresci pessoal e profissionalmente”, diz o administrador.

Depois de quase um ano recebeu uma proposta para trabalhar no Credit Suisse e mais uma vez teve que optar entre duas boas chances. “No Itaú estava prestes a mudar de ramo. Já a proposta para o Credit não era para trabalhar com os fundos que eu gostaria, mas sabia que estaria mais próximo desta área. Além disso, minha vaga era para analista de um departamento que o banco estava inaugurando no país, por isso não foi difícil decidir”, conta.

Atualmente, César trabalha em parceria com vários departamentos do banco, para o desenvolvimento de um sistema que controla as operações estruturadas (serviços customizados oferecidos aos clientes). “Um dos maiores desafios é a redistribuição das funções. Como a área é nova, algumas atividades foram realocadas e esta transição é um processo complicado. Além disso, o departamento não tem histórico, o que poderia ajudar a resolver os problemas que surgem no dia-a-dia. Agilidade de pensamento e ação são fundamentais neste processo”, diz.

Feliz com sua atual posição, ele trabalha agora para realizar outros sonhos, como o MBA no exterior, na área de finanças. “Sei que ainda sou novo, por isso me preparo para aproveitar as oportunidades quando chegar o momento certo”, diz.

Apesar da consciência do longo percurso que ainda deve percorrer, César segue trilhando seu caminho com tranqüilidade e confiança no seu futuro promissor. “Acho que o mais importante é saber onde quero chegar. Assim posso criar meios que liguem o meu objetivo final ao ponto em que estou. Essa noção me traz calma e segurança, e vou até o fim”, finaliza.

por: Maira Sester