Alumni em Destaque – Bernardo Goldsztajn

“Vivendo e empreendendo”

Bernardo Goldsztajn
MBA Executivo, 2003

Bernardo-GoldsztajnTer de escolher uma carreira aos 17 anos não é tarefa fácil. Como acontece com a maioria dos jovens, o empreendedor Bernardo Goldsztajn, 37, terminou o colegial indeciso e prestou vestibular para muitas áreas. Ao ser aprovado em diversos processos seletivos, optou pelo marketing por ter habilidade de comunicação. Entretanto, só depois de dez anos de formado, ao fazer MBA, encontrou o caminho da realização profissional: montou seu próprio negócio no mercado financeiro.

“Foi no MBA Executivo do IBMEC SÃO PAULO que percebi o que realmente me agradava, as aulas de macroeconomia e as dicas de um professor em especial, Roberto Dumas Damas, foram fundamentais para eu entender o que me fazia feliz”, conta.

Antes disso, passou por uma longa trajetória profissional que trouxe muitas lições e experiências. Trancou a matrícula no primeiro ano da graduação para participar de um programa de liderança comunitária focada em jovens durante um ano em Israel. “Foi uma fase ótima, aprendi muito e antes de retornar ao Brasil passei alguns meses ‘mochilando’ na Europa. Esta última viagem foi fundamental para meu autoconhecimento, e também pude reconstituir a genealogia da família, conheci parentes que permaneceram no continente quando parte da família veio para o Brasil, na 2º Guerra Mundial”, diz.

Entre o término da faculdade e o início do MBA, Bernardo trabalhou em diversas áreas: em laboratório farmacêutico, INCORPORADORA, banco e, paralelamente, administrava seu próprio negócio, uma videolocadora. “Os dois primeiros anos foram de expansão e sucesso, cheguei a trabalhar com revenda para outras locadoras.

Ao mesmo tempo, Bernardo tentava uma colocação em banco e conseguiu aceitação por causa da larga experiência adquirida em tantas empreitadas diferentes. ”Os grandes alvos deste tipo de instituição são os engenheiros, e eu precisava me destacar para conseguir uma chance”. Depois de passar por várias áreas do banco, ele viu no MBA uma oportunidade de reciclagem profissional. O curso o aproximou do mercado financeiro – que hoje é sua paixão – e o levou a trabalhar por dois anos em um family office (instituição financeira que indica os melhores investimentos para clientes). Hoje, ele é um dos sócios da Asset Financial Services. “Consegui unir tudo que sempre quis, sou empreendedor, lido diretamente com os clientes e com o mercado financeiro”, diz ele, que ainda tem como foco o aprimoramento profissional. “Invisto em capacitação contínua, pois quero expandir nosso escritório e oferecer outros tipos de serviços financeiros”.

Para Bernardo, o seu extenso currículo foi fundamental para ter uma boa performance profissional. “Vi que é necessária uma grande vivência para fazer a escolha certa. Hoje me sinto maduro e satisfeito”.

por: Maira Sester