Alumna cria pâtisserie com flores cristalizadas

Em dezembro de 2011, a alumna Ana Urquiza (ADM 2011) abriu as portas da pâtisserie Le Jardin Secret, junto com suas sócias. O grande diferencial do empreendimento é um ingrediente em suas receitas: Flores cristalizadas! Veja mais detalhes sobre o negócio na entrevista abaixo.

loja_02

Como nasceu o “Le Jardin Secret” e a decisão de empreender?

Como muitas pessoas da nossa geração, eu tinha a vontade de ter meu próprio negócio, mas eu não esperava que fosse ser tão rápido, logo depois da faculdade, e acho que a decisão veio meio mais pela oportunidade do produto em si. Em 2010 fui fazer uma viagem com uma amiga (Fernanda, uma das minhas sócias) para o sul da França, onde fomos visitar uma amiga francesa (Albane, minha outra sócia) que nos apresentou as flores cristalizadas, um doce comum na Provence. Ficamos encantadas com o sabor forte e perfumado, e vimos que, se adaptado ao paladar brasileiro, seria uma oportunidade de negócio.

Quando mostrei para meus pais, eles acharam lindo, mas vieram com questionamentos em relação ao produto.  A gente sabia que aqui não teria mercado para esta flor cristalizada vendida sozinha, e então começamos processo de desenvolvimento dos produtos em forma de doces, até para convencer as famílias, que seriam os investidores.

No inicio a gente tentou cristalizar as flores, porque temos um custo considerável para importar, além de todo processo burocrático. Infelizmente não conseguimos, não ficou igual – afinal, eles têm um segredo já que fazem desde 1800. Então desistimos de cristalizar as flores e começamos a importar-  hoje temos três fornecedores, os únicos que existem.

A partir daí, a chef Fernanda começou a idealizar os docinhos. Os primeiros não ficaram ótimos e pensamos até em desistir, mas ela começou a testar novas receitas, do jeitinho dela, e com o incentivo e opinião da família e amigos chegamos ao nosso objetivo! Tivemos muito apoio de todos eles, com encomendas, divulgação, propagandas. Isso foi muito legal!

loja_03

De que forma os conhecimentos adquiridos na faculdade te ajudaram neste desafio?

Os conhecimentos adquiridos no Insper me ajudam bastante, ainda mais porque nós três temos formações bem diferentes. Eu cuido da parte administrativa, financeira e vendas, a Albane cuida de toda parte de imagem, divulgação e embalagens, e a Fernanda é a Chef que desenvolve os produtos. Vejo que o background que eu tive na graduação é muito válido no nosso negócio, principalmente quando converso com as meninas sobre balanço, investimentos, entre outras coisas, e vejo que elas não têm a mesma afinidade que eu com esses assuntos.

Você chegou a trabalhar em outras empresas antes de empreender?

Eu fiz estágio obrigatório na Globosat,  mas foram 2 meses só,  pois tive que sair pra poder me dedicar ao Le Jardin Secret. Eu fiquei preocupada se isso seria um problema para eu me formar, mas eles consideraram o planejamento do meu negócio como horas de estágio – que inclusive foi “só” um pouquinho mais desafiador (risos).

loja_01

Como é o relacionamento com as suas sócias?

A gente deu sorte, porque cada uma tem responsabilidades muito específicas, então além de sermos muito amigas, acaba sendo muito boa essa relação! A gente se junta toda hora pra fazer reuniões e atualizar uma a outra sobre o que está acontecendo em cada área. Geralmente não tem muito conflito, porque uma não se mete demais na área da outra, o que é muito legal, pois somos muito complementares e as três áreas são muito importantes na empresa. Mas claro que acontecem discórdias, algumas discussões, o que não é ruim, pois se todo mundo concordasse com tudo sempre, o negócio não iria evoluir, não iria crescer.

loja_04

Que dicas você daria aos alumni que querem empreender?

Eu acho que todo mundo fica buscando uma ideia genial, e acho que isso não é a parte principal do negócio. A sua dedicação, o planejamento, e como você vai trabalhar aquela ideia, são mais importantes. Às vezes é uma coisa simples, não é nem necessariamente um diferencial incrível no mercado. A gente até brinca que as flores funcionam como um chamariz, as pessoas procuram a gente por curiosidade, do tipo “Nossa, flor! Que legal, vamos

experimentar!”, mas não é isso que vai fazer estas pessoas voltarem. É pelo produto em si, tem que ser gostoso, não adianta apenas o fato ser de flor.

A Le Jardin Secret fica na Vila Madalena, na Rua Harmonia, 293 (www.lejardinsecret.com.br)

Além do ateliê, os produtos estão sendo comercializados nos empórios Santa Luzia (www.santaluzia.com.br) e Varanda (www.varanda.com.br).