Conheça o Ortegas – Cacau, Cafés e Sal, do alumnus Victor Ortega

bn_desconto_ortegasConheça a história de Victor Ortega (ADM 2010), que abriu o Ortegas – Cacau, Cafés e Sal em 2014.

Como foi sua trajetória profissional e a decisão de empreender?

Me formei em Administração no Insper, em Junho de 2010, fato que só foi possível por ter participado do Programa de Bolsas. Naquela época, procurava trabalhar com fusões e aquisições em uma empresa que pudesse me oferecer oportunidade de alavancar meu aprendizado, e encontrei na área de due diligence financeira, na PwC, o ambiente ideal para iniciar minha carreira. Após 3 anos estudando e analisando setores e modelos de negócios diferentes, procurei ampliar meu conhecimento mudando para área de Finanças Corporativas. Essa experiência em assessoria de M&A e valuation provocou em mim o interesse de investir em meu próprio negócio.

O Ortegas – Cacau, Cafés e Sal foi a decisão certa de iniciar um empreendimento, pois consigo contar com pessoas de confiança no dia-a-dia e continuar com minha carreira corporativa em paralelo.

ortegas1Como nasceu o “Ortegas– Cacau, Cafés e Sal”?

Com capital limitado e pouco tempo disponível, sabia que não tinha tantas opções e que os desafios seriam grandes. Após iniciar projetos na internet que não decolaram, comecei a avaliar opções de negócios no varejo de alimentos, já que podia contar com expertise de minha irmã formada em gastronomia, e que estava iniciando vendas de produtos próprios. Em Abril de 2014, tive a oportunidade de adquirir o ponto comercial de uma chocolataria com 20 anos de presença na região de Perdizes, e em Julho inauguramos o Ortegas – Cacau, Cafés e Sal, com a proposta de oferecer chocolates, bolos e cafés com qualidade superior, em um ambiente que as pessoas se sintam a vontade para saborear nossos produtos e colocar a conversa em dia. Atualmente, nossos principais produtos são os bolos customizados sobre encomenda e as trufas de chocolate tipo belga. Entretanto, estamos vislumbrando uma Páscoa com ovos e chocolates que devem conquistar ainda mais o gosto dos clientes.

Fale um pouco sobre os desafios de montar um negócio em família.

Este é um dos pontos mais desafiadores da minha experiência no Ortegas, mas ao mesmo tempo, o mais recompensador. O resultado da convivência no ambiente de trabalho tem se tornado enriquecedor à medida que implementamos controles e reuniões periódicas para discussões em família. Quando iniciamos a aplicação da estrutura, imediatamente observamos que a imagem da relação pessoal/familiar foi aos poucos sendo deixada e o lado profissional, onde a estratégia e visão de negócios devem ser prioritárias, começou a ganhar força. Hoje tenho um ambiente de muita união, com tomadas de decisão conjuntas e muito bem discutidas.

ortegas2Como sua experiência de estudo aqui no Insper contribuiu na construção do negócio?

O Insper esteve, diretamente ou indiretamente, presente em todo o processo que resultou na abertura do Ortegas. Inicialmente, cursando a disciplina optativa Empreendedorismo, pude ter o primeiro contato com o mundo empreendedor, plano de negócios, opções de tomada de recurso e desafios em geral. Quando iniciei a busca por oportunidades de negócio utilizei as ferramentas de análise de oportunidades, planejamento e avaliação do negócio que aprendi no Insper. Durante o dia-a-dia, nas tomadas de decisão, procuro lembrar de todo o aprendizado interdisciplinar e casos práticos estudados durante a graduação. Além disso, o networking com a Comunidade Alumni já proporcionou oportunidades de negócios e ótimas ideias para o Ortegas.

Ortegas – Cacau, Cafés e Sal está localizado na Rua Iperoig 411, em Perdizes, e nessa páscoa oferecerá a toda Comunidade Alumni 10% de desconto em seus ovos de Páscoa.

Mais informações na FanPage facebook.com/ortegascafe