Pedro Vilela (ADM 2005) abre um foodtruck de comida contemporânea com raízes brasileiras

Benefício para alumni
A Comunidade Alumni Insper tem desconto vitalício de 10% para comer na CO.MO. Não é necessário voucher, é só chegar no truck e se apresentar como Alumni Insper!

Depois de anos trabalhando em consultoria, além de experiências internacionais em países como Índia, Estados Unidos e África do Sul, o alumnus Pedro Vilela (ADM 2015) volta ao Brasil e decide abrir seu próprio negócio no ramo da gastronomia móvel. Saiba mais sobre a CO.MO. cozinha móvel na entrevista abaixo.

Como foi sua trajetória profissional e a decisão de empreender?

Desde que eu estudava no Insper sabia que queria empreender. Muito por influência de meu avô paterno, que foi um comerciante até os 90 anos de idade. Cresci frequentando as lojas dele, interagindo com seus clientes e fornecedores. As minhas decisões, na verdade, seriam o que fazer e quando. Decidi primeiramente ir para o mercado de trabalho, e assim fiquei 8 anos em uma empresa de consultoria de estratégia e gestão, a Integration Consulting. Foi o “berço” que me permitiu juntar um pouco de dinheiro, experiência e coragem para, finalmente, sair e fazer algo diferente.

Por que a escolha de empreender no setor gastronômico? Algum desafio específico ao atuar nesse setor?

como_food_truckMorei fora do país entre 2009 e 2014 em países como Índia, Estados Unidos e África do Sul. Quando voltei ao Brasil, decidi investir no setor de gastronomia basicamente por dois motivos. Primeiro, por ser algo completamente novo para mim. De suprimentos, passando por produção, até logística e comercialização, porque até então, eu atuava em serviços. Esse novo mundo de conhecimento me motivava a querer trabalhar diretamente com isso. O segundo fator, não menos importante, foi entender que o Brasil não estava em um momento econômico extremamente favorável. E, no final, todos têm que se alimentar e pouca gente volta pra casa na hora do almoço para isso. Os desafios do setor de gastronomia são diversos — vão desde a informalidade e o não cumprimento de prazos e/ou qualidade por parte dos fornecedores, passando por desafios internos e complexidade de gestão de recursos humanos, estoque e produção, até o clima (chuva). Sem falar da burocracia e falta de eficiência dos órgãos públicos que nos tangem. Mas de forma geral, no meu caso, construir a própria história me deu um brilho diferente no olho, e tem promovido um crescimento pessoal e profissional imenso. Não trocaria esse momento por outro agora.

Como sua experiência de estudo aqui no Insper contribuiu na construção do seu negócio?

Contribuiu imensamente. Além de adquirir um conhecimento mínimo de negócios que foi a base formadora de minha intuição para tomar decisões, e que posteriormente foi ‘lapidada’ pela experiência em consultoria, conheci muita gente interessante que tenho ao meu lado até hoje, após 10 anos de formado (inclusive 1 investidor atual da empresa também é ex-aluno). O Insper tem um ambiente que incita a curiosidade intelectual, a abertura de ponto de vista, se a pessoa estiver disposta a perseguir esses atributos. E isso também foi determinante para minha decisão.

Como nasceu a CO.MO. cozinha móvel e quais são seus diferenciais em relação aos outros foodtrucks?

como_foodsA CO.MO. cozinha móvel nasceu do questionamento de que se paga muito caro para comer em restaurantes em áreas nobres de SP, e que a comida não necessariamente é de qualidade. Assim decidi investir em uma cozinha central de produção e um foodtruck, em conjunto com meu sócio e chef de cozinha Rafael Coutinho, que tem excelente experiência na liderança de cozinhas renomadas em SP. No momento, estamos concluindo a fase de piloto. Nosso restaurante móvel é o único em que o cardápio é 100% comida contemporânea com raízes brasileiras. Como consumidores, adoramos sanduíches e outros itens mais comuns da indústria de foodtrucks, mas não era isso que queríamos fazer profissionalmente. Criamos um cardápio todo autoral, e hoje estamos conquistando cada vez mais seguidores e clientes fiéis que voltam ao truck para experimentar outros pratos e elogiar. Inauguramos oficialmente em Novembro de 2014 nas ruas de São Paulo. Nesse meio tempo, apesar de estarmos em fase de investimento e fluxo de caixa negativo no negócio, conforme esperávamos, tivemos conquistas qualitativas importantes – desde sairmos na Veja São Paulo, na sessão Veja Recomenda, até participarmos de eventos relevantes como o Fashion Week.

Acompanhe a agenda semanal da CO.MO. pelo site www.comotruck.com.br, pelo  facebook.com/comotruck ou no instagram.com/comotruck.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: pedro.vilela@comotruck.com.br