Camila Martins (ADM 2012) conta sua experiência em curso com o ex-presidente FHC

Camila Martins (ADM 2012) foi uma das participantes do curso sobre liderança e protagonismo político, que começou em 2014, ministrado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aos jovens herdeiros de grandes empresas brasileiras. Na entrevista abaixo ela conta um pouco sobre sua experiência e reflexões que surgiram durante esse curso.

Camila Martins (ADM 2012)

Conte um pouco sobre esse curso. O que te motivou a participar e como foi pra você o contato durante meses com Fernando Henrique Cardoso?

São encontros entre os jovens e o ex-Presidente, uma vez por mês no iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso), em que no primeiro módulo, que foi no ano passado, os temas eram focados no Brasil, e esse ano o contexto é mais global. O FHC fala por mais ou menos uma hora e depois fazemos perguntas diretamente que vão virando um debate, com exemplos de vida e dos bastidores da máquina pública.

Ele consegue trazer tudo em perspectiva, conectar a bagagem histórica, intelectual, política, e criar um senso de responsabilidade em nós, sempre enfatizando a integridade, a liberdade e a democracia. Foi uma experiência bastante inspiradora e marcante para mim.

Participamos a princípio, eu e meus primos, pelo interesse do meu avô de nos proporcionar uma formação de qualidade e hoje posso dizer que estamos muito mais engajados politicamente.

Nesse curso também participaram outros herdeiros de grandes empresas brasileiras, certo? Conte sobre a dinâmica e interação com os outros participantes. Gerou alguma reflexão para os negócios da sua família?

Isso, são jovens também, a maioria de 20 a 30 anos, vários alunos do Insper inclusive, membros de famílias empresárias. São interessantes esses encontros porque nós encontramos muitas coisas em comum, que podemos compartilhar e aprender uns com os outros sobre os desafios de empresas familiares.

Recentemente fizemos uma viagem com o grupo para Nova York que nos aproximou ainda mais, fomos homenagear o FHC como Person of the Year na Brazilian-American Chamber of Commerce, além de visitar algumas fundações.

Em termos de negócios, abrimos alguns relacionamentos que já deram frutos, mas o ambiente de abertura e amizade com as pessoas realmente foi o diferencial.

Atualmente, você trabalha num Fundo de Investimentos em Miami. Fale sobre sua trajetória profissional e da sua relação com o Grupo Martins, se já atuou ou pretende atuar na empresa da sua família.

Me formei em 2012 e fui ter uma experiência internacional no mercado americano como analista no Primo Investment Fund, um fundo familiar que atua principalmente com estratégias de opções, ações e renda fixa. Fiquei um tempo em Fort Lauderdale e hoje estou entre Uberlândia e São Paulo, focando mais no desenvolvimento e estratégia do fundo.

Quanto ao Martins, eu sou da terceira geração da família, mas nunca atuei no Grupo, que está profissionalizado desde 2010, quando meu pai saiu da presidência do Tribanco. Mas independente da atuação, tenho consciência de que preciso me preparar como acionista, e é importante para mim perpetuar o sonho do nosso patriarca de chegar aos 100 anos de empresa.

Qual dica você pode dar aos alumni que também têm vontade de se envolver mais em assuntos políticos e não sabem como?

A política se faz no dia a dia. Pela nossa formação, acesso a recursos e pessoas temos uma capacidade enorme de influenciar o entorno, e se nos unirmos podemos fazer grandes mudanças. O FHC sempre voltava nos encontros no tema de que o mundo está mudando, os partidos, associações de carteirinha, organizações hierárquicas não são mais as únicas respostas, em um mundo de rede as coisas surgem e vão… Acho que podemos fazer política simplesmente sendo o que somos, participando no que acreditamos e influenciando pessoas. De maneira mais prática, nosso grupo criou uma agenda comum entre os jovens para interligar iniciativas que já existem na sociedade, a Agenda Brasil do Futuro, com a mentoria do FHC, se alguém tiver interesse em conhecer pode entrar em contato com a organização da agenda pelo telefone: 011 3662-4929.