Alumnus Lucas Zacharias (ADM 2012) conta como foi sua experiência durante curso em LA

Após voltar do Programa EDGE UCLA, em Los Angeles, o alumnus Lucas Zacharias (ADM 2012) conta como foi sua experiência durante o curso. Na entrevista abaixo, confira os detalhes desse curso e o impacto na carreira do Lucas.

Quais foram as suas motivações para participar de um programa de curta duração na UCLA Anderson School of Management?

Desde que me formei, não tinha tido tempo de voltar a estudar ou mesmo rever alguns conceitos que aprendi na faculdade e isso acaba restringindo a amplitude de visão e maneira de pensar. Achei que um bom curso seria uma oportunidade de ter novos aprendizados e rever alguns dos assuntos que tive na faculdade, mas com uma perspectiva diferente (que ganhamos através da experiência profissional). Essas oportunidades também agregam no que diz respeito a conhecer novas pessoas e abrir a cabeça para outras formas de pensar. Além disso, achei que seria uma boa maneira de se ter uma ideia de como seria um programa de MBA.

Fale sobre o curso e quais foram seus principais aprendizados?

O programa durou três semanas durante o mês de Julho/2015 com aulas durante o dia todo e foi dividido em business literacy e leadership skills. Em business literacy, nós vimos alguns dos principais conceitos de negócios (economia, estratégia, finanças, marketing, contabilidade, entre outros). Essa parte era feita através da leitura e discussão de casos, além de trabalhos em grupo. Apesar de já ter tido boa parte desses conceitos durante a faculdade, a perspectiva mais aplicada para o ambiente de trabalho ajudou a trazer novas ideias.
A parte de leadership skills era voltada para o autoconhecimento e aprendizado de técnicas de liderança e trabalho em equipe. Ao longo do curso, fomos estimulados a entender melhor as próprias características individuais e a importância que esse conhecimento tem para o desenvolvimento das nossas vidas profissionais e pessoais. Os trabalhos em grupo eram também oportunidades para colocar em prática os conhecimentos de formas de lidar com diferentes tipos de comportamento.

Conte um pouco da sua trajetória profissional e como em quais aspectos o curso contribuiu para seu desenvolvimento profissional?

Me formei em administração de empresas em julho de 2012. Meu primeiro emprego foi como estagiário no Banco Bradesco BBI, na área de investment banking. Logo após me formar, entrei no Banco BTG Pactual no programa de trainee. Esse programa consistia na passagem por diferentes áreas do Back Office para posteriormente ser contratado em uma dessas áreas. Para mim, essa experiência fazia muito sentido quando pensava nos conhecimentos que precisaria ter para longo prazo e no desejo que tinha de seguir carreira no Banco. Após a efetivação, eu buscaria o meu caminho para ir para o Front Office.
Fui efetivado, na área responsável pelo suporte das mesas de trading de juros, onde estou até hoje.
A principal contribuição do curso foi o autoconhecimento e ampliação da visão e pensamento. Um pouco antes de fazer o curso, sentia que estava com uma visão muito restrita sobre negócios, carreiras e vida profissional em geral. O curso foi uma excelente oportunidade para ampliar não só os conhecimentos, mas também a visão sobre os possíveis caminhos a serem tomados. Durante minha careira no BTG, fiquei focado em trabalhar com trading de juros ou câmbio. Hoje, também considero outras opções.

Algum fato curioso/ diferente que aconteceu durante essa experiência que você queira compartilhar?

Durante o curso, tivemos um projeto de análise sobre uma empresa que estava entrando no desenvolvimento de carros autônomos. Esse assunto tem ganhado destaque crescente nos jornais recentemente, e a comparação do que analisamos com o que temos visto nos jornais, tem sido bastante interessante. De maneira geral, exercitar o raciocínio sobre inovação e os impactos que ela traz no mercado foi também um dos grandes benefícios desse curso.