Alumnus lança plataforma online de gastronomia e ganha 1º lugar na premiação do Empreenda 2014

logo_homeyCookA partir de março, o HomeyCook irá revolucionar a maneira com que os turistas exploram a cultura gastronômica de um país. Idealizado pelo alumnus Herlan Antunes (CMM 2014), o novo modelo de exploração gastronômica é inovador e interativo, onde não apenas seleciona-se um prato no menu em algum restaurante típico, mas cozinha-se junto com um morador local, em uma experiência cultural inesquecível para todos!

Como surgiu a ideia da “HomeyCook”?

Durante minhas viagens sempre busquei uma imersão cultural, tentando viver como os locais. Na minha última viagem, para o Sudeste Asiático, tive contato com esse novo jeito de explorar a culinária local, muito oferecido por lá, com as aulas de culinária diárias, que tinham como principal objetivo uma troca de experiência cultural. O público, na maioria das vezes, era de jovens mochileiros e não pessoas ligadas à gastronomia. Ao pesquisar por esse tipo de experiência em outros lugares do mundo, identifiquei várias ofertas de aulas de culinária, porém de maneira aleatória e com websites pouco informativos.  Assim, tivemos a ideia de reunir toda essa demanda em um único portal, oferecendo organização e segurança. No HomeyCook, nosso principal objetivo é a troca de experiência cultural, com foco em turistas aventureiros, onde o custo será apenas a contribuição pela compra dos ingredientes e uma pequena margem de lucro ao cozinheiro.

Como vai funcionar essa plataforma?

Estamos desenvolvendo um sistema onde os cozinheiros irão cadastrar suas cozinhas, os pratos típicos que gostariam de ensinar, um preço de contribuição pela compra dos ingredientes e, por fim, disponibilizar possíveis datas para receber turistas em suas casas. Já o turista contará com uma ferramenta avançada de busca dentro de sua cidade destino, com avaliações de serviço enviadas por outros clientes, além da possibilidade de trocar mensagens com os locais para acordar detalhes do evento. Todo pagamento será feito de maneira segura por meio do site, e o HomeyCook irá cobrar uma comissão por cada reserva feita pelo viajante.

Como foi a decisão de empreender?

Sempre me vi como empreendedor, mesmo dentro da empresa onde trabalho. Comecei a trabalhar aos 15 anos, em uma montadora, num processo de aprendizado industrial pelo SENAI. Desde então fui crescendo na minha carreira, e gosto de acreditar que foi pela minha criatividade e coragem em expor algumas ideias. Tive a oportunidade de atuar na área de pós-vendas da montadora, período em que iniciei minha pós-graduação no Insper, e hoje trabalho na área de desenvolvimento de vendas. Além disso, sempre busquei me atualizar com novas iniciativas do mercado, ler biografias de grandes empreendedores e me envolver em diversos projetos nas minhas horas livres. Ainda continuo com minha carreira corporativa em paralelo e acredito que seja possível conciliar as duas coisas, mas isso exige muita disciplina e alguns sacrifícios, cujo principal é abdicar de horas de lazer. Claro que pode chegar uma hora em que eu tenha que escolher entre a empresa em que trabalho e o empreendedorismo, mas por enquanto escolhi tocar as duas coisas, pois muitas vezes é preciso ter uma fonte de renda para poder realizar seus projetos pessoais.

Como sua experiência de estudo no Insper contribuiu para a construção desse projeto?

Entrei no Insper com uma expectativa de ter um alto nível de aprendizagem, em uma instituição renomada, mas para minha surpresa, foi muito além das minhas expectativas. O ambiente da escola é diferente de qualquer outro lugar acadêmico em que estive, e o networking que fui construindo era algo que me fazia ir motivado às aulas, sempre com muito debate e troca de informações. Um ambiente inspirador, pessoas ambiciosas, e um rico conteúdo durante as aulas sem dúvidas me estimularam a criar uma plataforma global como o HomeyCook.

homeycookVocê e sua equipe foram ganhadores da Categoria Executiva do Empreenda 2014 pelo projeto HomeyCook. Como foi participar dessa competição?

Foi uma experiência incrível, pois foi a primeira oportunidade que tivemos de expor nosso plano de negócios para pessoas com experiência na área. Identificamos diversas oportunidades de melhoria na mentoria que tivemos com o professor Afonso Braga, treinamos como fazer um Pitch para investidores na banca avaliadora, e após a premiação conseguimos, através da parceria do Insper com a Endeavor e Anjos do Brasil, diversas oportunidades de mentoria com grandes empreendedores e investidores. Está sendo um processo de aprendizado contínuo e isso é o que mais me agrada no universo do empreendedorismo!

Para participar dessa experiência inovadora, acesse o site www.homeycook.com