Alumnus fala sobre suas motivações em contribuir com o Programa de Bolsas

O alumnus José Roberto Ermirio de Moraes Filho (ADM 2007), um dos criadores do Fundo Perfin Educar que apoia o Fundo de Bolsas, falou sobre suas motivações ao contribuir com o Programa. Ele, outros grandes doadores, alunos e alumni participaram do Encontro Anual dos Bolsistas no mês de novembro. Confira abaixo a entrevista.

ermirio_morares_filho2Quando começou o seu vínculo com o Programa de Bolsas do Insper?

Há dois anos, desde 2012. Eu e meu sócio tivemos a ideia de trazer o modelo do ChildrenFund para o Brasil, e depois de adaptado criamos o  Fundo Perfin Educar , que doa 100% da taxa de administração e performance para o Fundo de  Bolsas. Desde o início do projeto, a gente já doou 400 mil Reais, e esperamos doar todo ano cerca de 200 mil Reais!

Por que a ideia de criar um fundo para apoiar o Programa de Bolsas?

Foram duas causas principais. A primeira foi por querer colaborar com educação. A gente acredita muito na transformação que a educação pode trazer para o país, principalmente para pessoas carentes, que não têm a oportunidade de pagar. Saio até mais convicto disso hoje aqui do evento. Todas as pessoas aqui são muito guerreiras, já que não tiveram aoportunidade de pagar pela educação, e algumas até tiveram uma vida bastante dura desde o ensino médio e fundamental, e a meritocracia funciona bastante aqui. Então, para a Perfin é um orgulho conseguir apoiar esses estudantes. A outra causa é pela instituição. O Insper é uma das instituições que eu conheço de referência no Brasil, e por ser uma escola jovem, tem necessidade de apoio de mais gente e de mais recursos perenes.

Como é para você acompanhar esse retorno e ver que realmente tem uma conquista muito maior do que se imagina para os alunos bolsistas?

ermirio_morares_filho3Como eu comentei no começo do evento, “idiota” é uma palavra de origem grega que se refere às pessoas que eram apáticas à sociedade, e não tomavam conta nem ligavam para o que estava acontecendo com a sociedade. Eu sou bastante avesso a esse tipo de gente, e acho muito importante para o país podermos apoiar, e até criar iniciativas de transformação pública e iniciativas de impacto social, como o Fundo de Bolsas por exemplo. Dá pra perceber o poder de transformação que é apoiar a educação de pessoas que são comprometidas, e que depois irão retribuir e contribuir para o futuro do país. Saio hoje do evento um pouco mais confiante de que o Brasil pode ter um futuro melhor sim!