Alumni e alunos da Graduação participaram do programa “Doing Business in China & Singapore”

Durante o mês de Janeiro de 2015 um grupo de alumni e alunos da Graduação teve a oportunidade de conhecer de perto a cultura, empresas e universidades da China e Singapura através do programa “Doing Business in China & Singapore”, uma parceria do Insper com a Campus Brasil. O programa teve duração de 13 dias com atividades desenvolvidas nas duas maiores cidades da China: Pequim e Xangai e também em Singapura, onde o Insper já conta com parcerias acadêmicas vigentes. Além de visitas técnicas a locais de interesse, os participantes tiveram aulas com professores locais e visitas culturais a lugares como a Grande Muralha da China, District 798, entre outros.

foto1_doing_business

Confira alguns depoimentos e fotos das experiências dos alumni que participaram desse programa!

taiza_roso“A experiência do Programa de Verão Doing Business in China & Singapore me trouxe um conhecimento da cultura, comportamento e jeito de fazer negócios que só estando lá para entender como o mercado Chinês, principalmente, tem muitas peculiaridades.

O que eu mais gostei foi ter visitado diferentes tipos de empresas, de diferentes setores e entender como é a dinâmica dos negócios no dia a dia e, sem dúvidas, o que chamou muito a atenção é o tamanho das oportunidades que ainda existem para fazer negócios no mercado asiático.”
Taiza Roso (ADM 2012)

foto2_doing_business

diego_britto

“A vontade de conhecer a China vem desde pequeno, quando comecei a estudar ainda na escola a história e as tradições chinesas. Hoje, trabalhando em uma indústria química, existia o interesse comercial de uma viagem para lá. Agradeço ao Insper pelo convite ao curso Doing Business in China and Singapore, que chegou nesse contexto e que uniu o útil ao agradável. Visitar diversas empresas com diferentes áreas de atuação e ainda em um meio acadêmico, acompanhado de outros alunos e ex-alunos do Insper, me pareceu a oportunidade perfeita para colocar os pés por lá! A viagem foi ótima, conheci pessoas e lugares interessantes tanto por curiosidade quanto pela oportunidade de negócios. A maioria das visitas foi acompanhada com um bate-papo com funcionários que ofereceram insights interessantes, não só em suas funções e empresas, mas também sobre a vida na China em geral. Aprendemos sobre como é o processo de expatriação e, mais a fundo, como é para um estrangeiro realmente morar por lá. Claro que nem tudo foi negócios… visitamos os principais pontos turísticos das cidades e pudemos vivenciar um pouco da vida social. Aí as diferenças culturais apareceram ainda mais! A cozinha chinesa é bem diferente da nossa e o pessoal ficou em choque em alguns lugares. Acho que o momento mais marcante foi a visita a Muralha da China, o lugar impressiona e saí de lá me sentindo pequeno. Já Singapura é uma cidade-Estado bem internacional, então o choque cultural é bem menor. Já existe lá uma globalização mais profunda de valores, tradições e até a língua (entender a maioria dos chineses, mesmo os que falam inglês, provou ser uma tarefa difícil até pra quem era fluente). Resumindo, a viagem foi muito legal e bem produtiva… recomendo a todos!”
Diego Britto (ADM 2011)

Clique aqui e ajude-nos a pensar em novos modelos de Intercâmbio de seu interesse.