Alumni apadrinham alunos bolsistas do Insper

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

A cada ano que passa, a participação dos alumni no Programa de Bolsas aumenta, não apenas em forma de doações para o Fundo de Bolsas, mas também apoiando a Escola de outras formas. 

Em junho de 2013, alguns alumni  se reuniram com o time de Relacionamento Institucional para dar início à Rede de captação Insper, com o objetivo de promover a campanha Alumni Padrinhos, que visa captar recursos para apoiar os alunos bolsistas integrais com os custos de moradia e alimentação. Além do apoio financeiro, o diferencial desta campanha é a aproximação dos alumni com os bolsistas, que atuam como conselheiros, ajudando na adaptação dos alunos no mundo acadêmico e início da vida profissional.

Pouco mais de um ano depois de sua criação, a campanha está consolidada e conta com a participação de 29 alumni padrinhos que apoiam 21 alunos bolsistas.

Larissa Araium, que nos concedeu a entrevista.

Larissa Araium, que nos concedeu a entrevista.

Além de fazer parte da Campanha Alumni Padrinhos, a alumna Larissa Araium (ADM 2008) participa de uma etapa fundamental do Programa de Bolsas, entrevistando os candidatos e colaborando na tomada de decisão no processo de concessão das bolsas de estudo. Na entrevista abaixo, ela conta rapidamente sobre sua motivação em se voluntariar aos projetos do Insper.

Como foi sua trajetória e seu envolvimento nos projetos da Escola durante o curso?

Estudei no Insper durante 2004 e 2008, período de transição do endereço da escola do Paraíso para a Vila Olímpia. Como já atuava na organização estudantil “Sociedade em Debate”, participei do grupo de alunos que visitava as obras, questionava sobre o uso dos espaços e auxiliava na comunicação com os demais. Nesta organização também tivemos a oportunidade de organizar algumas palestras e discussões informais sobre temas importantes que o país passava naquele período. Uma que me marcou foi sobre o “A crise do gasoduto Brasil –Bolívia”, realizada em maio de 2006, com o especialista do setor elétrico Mario Veiga. Em um ano, eu estaria trabalhando neste setor onde permaneço até hoje.

 

O que te motiva voltar a Escola e estar sempre presente mesmo depois de vários anos de formada?

Voltar à Escola é renovar o estoque de oxigênio, se ele fosse medido em relação à criatividade. É como se relembrasse os quatro anos bem vividos com vários amigos e renovasse o olhar sobre a minha atividade de trabalho. Brinco que toda vez que visito a escola registro uma novidade. Seja um mural, um detalhe na recepção, uma reorganização das salas. É como se a escola me dissesse que está sempre em mutação para se aperfeiçoar.

 

De todos os programas de voluntariado que temos aqui no Insper, por que você escolheu participar do Programa de Bolsas (no processo de concessão e também do Alumni Padrinhos)?

Porque acredito que a educação de ensino superior que tive oportunidade de ter faz diferença na vida das pessoas. O impacto de um jovem formado pelo Insper tem repercussão na sua independência econômica a curto prazo e isso poderá fazer diferença no seu ambiente familiar. Outro ponto é a importância da diversidade na vida acadêmica. O Programa de Bolsas oferece oportunidade de estudo para pessoas esforçadas e focadas que tem muito a ensinar a uma outra juventude, mais abastada.

 

E como você enxerga a evolução do Programa de Bolsas?

O Programa de Bolsas está ganhando identidade com o engajamento dos bolsistas e voluntários. Os encontros, propiciados pela área de Relacionamento Institucional do Insper, estão sendo muito importantes para validar um aspecto crucial do projeto: o não assistencialismo. E mesmo que alguns só possam participar doando dinheiro, em função do tempo escasso, é percebido que a participação ativa de um grupo de doadores fortalece o direcionamento sobre o crescimento do projeto. Minha expectativa é que no futuro crie-se uma rede de contatos entre bolsistas, ex-bolsistas e doadores.

 

Qual recado você deixa para os alumni que não conhecem muito bem o programa ou gostariam de estar mais próximos ao Insper?

A equipe do Relacionamento Institucional do Insper é muito proativa e disponível para tirar dúvidas. Participar do Fundo de Bolsas é mais fácil do que imaginam. Basta estar com um cartão de crédito em mãos e digitar no Google: “apoie fundo de bolsas Insper”, o primeiro link redireciona você para a explicação do projeto. Se preferir, clique aqui.  😉

Quer saber mais sobre a Campanha Alumni Padrinhos e o Fundo de Bolsas?

Acesse fundodebolsas.insper.edu.br ou entre em contato pelo e-mail alumni@insper.edu.br.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco