Home/Agenda de Eventos/Análise de textos jurídicos por meio de ferramentas computacionais

O impacto da tecnologia no Direito, considerando novas ferramentas de trabalho, tem estado na pauta nos últimos anos. Um dos pontos bastante debatidos é a análise de textos jurídicos por meio de ferramentas computacionais.

Para tratar do tema, o Insper realizou o workshop de pesquisa voltado à apresentação de técnicas de extração e sumarização de textos jurídicos para fins de pesquisa empírica em direito. Os exemplos e materiais apresentados no evento foram relativos às pesquisas do Insper em projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para discutir o assunto, os professores Fabio José Ayres e Danilo Carlotti promoveram este encontro.

Realização:

logotipo do Insper

Informações

Data: 9/09/2019

Horário: 10h00

Local: Sala Alberto Bandeira de Queiroz, 2º andar

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

9h

Credenciamento

10h

Abertura Institucional Insper
Paulo Furquim – Coordenador do Centro de Regulação e Democracia do Insper

14h

Encerramento

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.

09/09/2019 - Análise de textos jurídicos por meio de ferramentas computacionais

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fabio José Ayres

Professor adjunto do Insper, envolvido no desenvolvimento dos cursos de engenharia. Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e doutorado em Engenharia Elétrica pela University of Calgary, Canadá. Foi pós-doutorando em Engenharia Biomédica pela University of Calgary, pesquisador associado do National Research Council of Canada, engenheiro de software na Opal-RT Technologies, Canadá, e no Google.

Danilo Carlotti

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Graduando em Ciência da Computação pelo IME-USP. Pesquisador no Insper.