Workshop de lançamento do livro Por que o Brasil cresce pouco?

O baixo crescimento econômico do Brasil sob a lupa de economistas, cientistas políticos, historiadores e filósofos

Workshop de lançamento do livro Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro, de Marcos Mendes, Editora Elsevier.

Há quase três décadas a economia brasileira cresce abaixo da média internacional. O livro em debate argumenta que a raiz do problema está na coexistência de alta desigualdade com um regime democrático amplo, instalado a partir de 1985. Essas duas características criam incentivos para que os diversos grupos sociais pressionem o Estado em busca de políticas que os favoreçam. O resultado é um alto grau de conflito distributivo e rent-seeking, criando mecanismos que bloqueiam o crescimento econômico.

O evento vai debater esta tese, construída com base na teoria econômica, com acadêmicos das áreas de ciência política, história e filosofia.

Data: 01 de agosto (sexta-feira)
Local: Insper, sala Amador Aguiar – 1º andar
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo / SP
Estacionamernto: Rua Uberabinha, s/n

Programação

14h – 14h10 Abertura: Marcos Lisboa – Ph.D. em Economia, Diretor Vice-Presidente do Insper
14h10 – 14h30 Apresentação de Marcos Mendes – Doutor em Economia, Consultor Legislativo do Senado
14h30 – 16h ComentáriosFernando Limongi – Cientista político, Professor titular USPLuiz Felipe de Alencastro – Catedrático de História do Brasil da Universidade de Paris SorbonneMarcos Nobre – Doutor em filosofia, Departamento de Filosofia da Unicamp
16h – 17h Comentários finais: Marcos Mendes
17h Encerramento e sessão de autógrafos

Inscrições encerradas.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.