Home/Agenda de Eventos/Western Cape: Urbanização de favela e Costa Rica: Projetos urbanos

Webinar

No quarto webinar do ciclo Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia foram apresentados os casos da urbanização da favela Kosovo, na África do Sul, e dos projetos urbanos integrais para a área metropolitana, na Costa Rica.

Este evento teve a participação de Gita Goven, especialista em sustentabilidade, Luyanda Mpahlwa, arquiteto e designer urbano, Phila Mayisela, diretora no Departamento de Assentamentos Humanos na província de Western Cape, e Gilberto Monge, mestre em Administração Municipal. A mediação foi realizada por Anaclaudia Rossbach, especialista em Habitação Social, e Juan Sebastián Bustamante, coordenador de projetos no Urbam EAFIT.

O webinar foi apresentado em inglês, com tradução simultânea.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 22/07/2021

Horário: 10h00

INSCRIÇÕES

Realização:

      

Conheça os participantes

Anaclaudia Rossbach

Economista, com mestrado em Economia Política. Especialista em Habitação Social, trabalhou nos últimos 20 anos no Brasil e internacionalmente para várias instituições, tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Mundial, Instituto URBEM, Chinese Academy for Social Sciences, Rede Interação/Slum Dwellers International (SDI), entre outras.

Carlos Leite

Urbanista, PhD, é coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). Foi diretor da SP-Urbanismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Gilberto Monge

Mestre em Administração Municipal e Direito pela Universidade da Costa Rica e doutor em Educação pela Universidade La Salle. Foi alcaide municipal do Cantão de Mora, San José, Costa Rica, entre 2007 e 2020, e diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Comunitário no período de 2014 a 2018.

Gita Goven

Arquiteta, especialista em sustentabilidade e CEO da ARG Design, empresa multipremiada. Seu foco e comprometimento são com abordagens regenerativas e sistêmicas para construir família, comunidade e um planeta saudável por meio de projetos de assentamentos, placemaking e redes de desenvolvimento.

Juan Sebastián Bustamante

Coordenador de projetos no Urbam EAFIT. Valendo-se do urbanismo e do paisagismo como vetores de mudança das realidades sociais e espaciais, tem participado dos processos de transformação do território a partir de uma concepção do espaço público como lugar de equidade, de inclusão, de fomento da paz e de justiça social e ambiental.

Luyanda Mpahlwa

Arquiteto e designer urbano na Cidade do Cabo. Ele é titular de um Doutorado Honorário da Universidade Walter Sisulu por sua contribuição em design para a mudança social. Professor universitário e comentarista sobre urbanismo e cidades africanas, ele também lidera uma equipe de profissionais sendo Diretor de sua empresa de design DesignSpaceAfrica. Ele atua em vários conselhos, incluindo o Council of Robben Island Museum, SAHRA e SAIA. Atualmente, Luyanda está reformando o assentamento informal de Kosovo em Philippi, na Cidade do Cabo, construindo 434 unidades habitacionais.

Phila Mayisela

Engenheira Civil do setor privado e posteriormente do Município de eThekwini [Durban]. Ela trabalhou em programas de regeneração rural e urbana, inclusive com a União Europeia. Ela também contribuiu para a entrega da infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2010. Atualmente, ela é chefe interina do Departamento de Assentamentos Humanos de Western Cape. Ela é responsável pelo Programa do Corredor Sul para fornecer oportunidades a aproximadamente 50.000 famílias, com um conjunto de projetos em oito assentamentos informais com alta densidade demográfica - um dos quais é Kosovo.