Home/Agenda de Eventos/Urbanismo social: atuação de mulheres no território

Webinar

A mãe, a trabalhadora, a líder comunitária: por que tantas mulheres são lideranças de destaque nas organizações de base? O papel que as mulheres exercem nos territórios vulneráveis é fundamental. Mas, que papel é esse? Como desenvolver políticas públicas que deem suporte e capacitem o desenvolvimento dessas lideranças?

No webinar Urbanismo social: atuação de mulheres no território, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, episódio da série Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, tratamos de temas referentes a como desenvolver políticas públicas que deem suporte e capacitem o desenvolvimento dessas lideranças.

Para o debate, reunimos Bete França (Secretária de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo e professora da Pós-Graduação em Urbanismo Social do Insper), Carol Guimarães (Coordenadora da Rede Nossa São Paulo), Ester Carro (Professora da Pós-Graduação em Urbanismo Social do Insper, arquiteta e ativista urbana) e Lina Tobón (Professora e líder comunitária em Moravia, Medellín) que fará sua apresentação em espanhol. Tomas Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper) fez a abertura institucional do debate e, como mediadora, contamos com a presença de Regina Madalozzo (Professora do Insper).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 23/09/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

23/09/2020 - Webinar: Urbanismo social: atuação de mulheres no território

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

 

 

Conheça os participantes

Bete França

Doutora em Arquitetura (MACK), com mais de trinta anos de experiência na administração pública, onde tem coordenado projetos de urbanização de favelas, habitação social, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Atualmente é Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Foi Superintendente na Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, Diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano do estado de São Paulo e consultora para programas financiados por agências internacionais (Banco Mundial, BID e UN-Habitat) em mais de 10 países.

Carol Guimarães

Urbanista e gestora de projetos. Atualmente, coordena a Rede Nossa São Paulo e é conselheira do Conselho de Transporte e Trânsito de São Paulo. Ela também tem um projeto pessoal, no qual promove o transporte público para uma cidade mais democrática e inclusiva, chamado "Linha 580 te leva às alturas". Mestre em cooperação internacional e desenvolvimento urbano pela Universidade de Darmstadt, Alemanha, e bacharel em Economia e Ciências Políticas pela Universidade da Colúmbia Britânica, Vancouver, Canadá. Recentemente, terminou seu fellowship pelo Global Policy Institute, Berlim, em Governança Global de Cidades, no qual se debruçou sobre cenários urbanos.

Ester Carro

Arquiteta e ativista urbana, mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano, pós-graduanda em habitação e cidade na Escola da Cidade, integrante do Núcleo de Mulheres e Território no Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Desde 2018, é presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo e está à frente do Projeto Fazendinhando (transformando um lixão em parque).

Lina Tobón

Professora de Educação Física, mestre em Gestão Cultural e capoeirista. Diretora da Corporación Mangle e do Grupo Oficina da Capoeira Medellín, trabalha há 13 anos nas comunidades do bairro de Moravia. Participou de projetos de educação comunitária em Medellín, Cidade do México e Belo Horizonte.

Regina Madalozzo

Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Graduada em Economia pela Puc-Rio, com Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada no Insper, onde trabalha desde 2002. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade do Centro de Estudos em Negócios (CENeg) do Insper e do Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro do Comitê Popular de Combate ao Covid-19.