Home/Agenda de Eventos/Urbanismo social: aprendizados na implantação do programa no Brasil

Webinar

O Brasil conta com um modelo de gestão pública bastante complexo. Ao longo dos anos, passou por alguns modelos de gestão: patrimonialista, burocrático e gerencial. Cada um desses modelos está vinculado a um período histórico e político especifico, que os distinguem devido suas características. Além disso, atualmente atravessamos a mais grave crise fiscal dos últimos anos.

No webinar Urbanismo social: aprendizados na implantação do programa no Brasil, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, episódio da série Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, abordamos assuntos que buscaram respostas às seguintes questões: como implementar uma agenda de urbanismo social nas cidades brasileiras? Como desenvolver modelos de gestão integrados de políticas públicas com convergência no território? O orçamento dá conta? Qual a solução? Como mobilizar governo, sociedade civil e iniciativa privada?

Para o debate, reunimos Fernando Chucre (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano), Fernando Túlio (Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo), Mariana Almeida (Superintendente da Fundação Tide Setúbal) e Murilo Cavalcanti (Secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz). Tomas Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper) fez a abertura institucional do debate e, como mediador, contamos com a presença de Sandro Cabral (Professor do Insper).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 16/09/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

16/09/2020 - Webinar: Urbanismo social: aprendizados na implantação do programa no Brasil

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

 

 

Conheça os participantes

Fernando Chucre

Arquiteto Urbanista. Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo, foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo, e Coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, em parceria entre Governo do Estado de São Paulo e o BID. Foi Deputado Federal por São Paulo, atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Sócio-diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo.

Fernando Túlio

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo, gestão premiada em 2019 pela APCA na categoria Arquitetura. Integrante da comitiva brasileira de 2020 para o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância de Harvard. Graduado pela FAU-USP, mestre em políticas públicas pela FGV e doutorando pela FAU-USP.

Mariana Almeida

Superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.

Murilo Cavalcanti

Inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializado em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz – COMPAZ. Atualmente, é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, coautor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.

Sandro Cabral

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado do Insper na área de Estratégia desde fevereiro de 2016 e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, onde iniciou em janeiro de 2009. Entre setembro de 2014 e janeiro de 2015 foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU). Em 2008 foi professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Entre 2005 e 2006 realizou seu estágio de doutoramento na Universidade de Paris 1 – Sorbonne.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.